Voltar à Página da edicao n. 481 de 2009-04-07
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 481 de 2009-04-07   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
As principais canalizações públicas do Ferro estão a ser remodeladas

Freguesia do Ferro com novas canalizações

As principais artérias da freguesia do Ferro estão a ser alvo de remodelações de condutas de águas, saneamento e telefones. Uma intervenção custeada para Câmara da Covilhã que deverá estar terminada dentro de um mês.

> Eduardo Alves

Cerca de 150 mil euros é quanto vai custar a renovação das principais canalizações da freguesia do ferro. Uma intervenção que está já a ser feita nas principais artérias desta freguesia e que pretende remodelar todas as condutas públicas.
Esta obra, que deverá estar pronta no próximo mês de Maio, será custeada pela autarquia serrana, adianta o presidente da junta local. Segundo Paulo Tourais, trata-se de uma intervenção conjunta, “entre a junta e a câmara, que visa dotar o Ferro de condições propícias à qualidade de vida de todos os que aqui habitam”. A requalificação das Ruas da Igreja e D. Zeca Gonçalves, arruamentos que englobam o núcleo mais antigo da vila do Ferro e que permitem o acesso a equipamentos sociais importantíssimos, como é o caso do Lar da 3ª idade, do Pavilhão Gimnodesportivo, da Piscina, da Casa do Povo e que são, no fundo, “as duas artérias mais movimentadas do Ferro, mas também as que apresentam grande dificuldade técnica de intervenção”.
Segundo o autarca, a iniciativa envolve “fortes investimentos financeiros que vinham já sendo planificados pela câmara”. Mas, por parte da Junta de Freguesia do Ferro, “há também um esforço financeiro, na medida em que efectua muros de protecção da via; cede terrenos próprios, para que se possam criar lugares de estacionamento e que colocará, ao dispor da população, diversos equipamentos colectivos como papeleiras e bancos, entre outros”, lembra Tourais.
”Queremos, com esta reabilitação, criar um espaço urbano vivo, atractivo e funcional, que possa atrair residentes e visitantes, transformando o centro da vila num local de identidade, cultura, convívio e lazer”, explicou Paulo Tourais.
Esta obra de requalificação, que consiste em canalizar e conduzir as águas pluviais em rede própria; renovar as redes de electricidade e telefone; substituir todos os ramais de água; bem como na remodelação integral do pavimento, deverá estar concluída no próximo mês de Maio.
A Rua da Igreja, até ao Bico Alto, o Largo do Madeiro, a zona das Quintas, desde a zona envolvente ao futuro Museu da Freguesia, bem como a Rua das Eiras são as próximas áreas a abranger por este projecto.


As principais canalizações públicas do Ferro estão a ser remodeladas
As principais canalizações públicas do Ferro estão a ser remodeladas


Data de publicação: 2009-04-07 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior