Voltar à Página da edicao n. 481 de 2009-04-07
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 481 de 2009-04-07   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Os estudantes elegeram agora uma figura que os apoiará na sua vida académica

Pedro Pombo é o primeiro Provedor do Estudante da UBI

Um antigo aluno da Universidade da Beira Interior foi agora escolhido para ser o primeiro Provedor do Estudante. O nome foi aprovado pelo Conselho Geral da instituição covilhanense e Pedro Pombo deve entrar em funções, dentro em breve.

> Eduardo Alves

Foi um antigo aluno da licenciatura em Sociologia da Universidade da Beira Interior que reuniu o consenso entre os alunos, tendo sido apresentado ao Conselho Geral como candidato a  ser o primeiro Provedor do Estudante da instituição covilhanense. O nome de Pedro Pombo foi ontem confirmado pelo Conselho Geral, passo necessário para a nomeação do provedor.
Fernando Jesus, aluno da instituição covilhanense e um dos cinco conselheiros que representam os estudantes no Conselho Geral adianta que o agora eleito provedor “é licenciado em Sociologia pela UBI e está a terminar o doutoramento na Universidade de Salamanca”. Trabalho que conta com a orientação de um docente da instituição covilhanense, “o professor Luís Maia”, sublinha Fernando Jesus. O antigo presidente da AAUBI mostra-se bastante confiante nesta personalidade, até porque, “é a pessoa que pensamos ser a que melhor preenche o perfil que nós procurávamos para alguém ocupar aquele cargo”.
Pedro Manquinho, também conselheiro e representante dos alunos, espera que “tal como os restantes colegas, o Provedor do Estudante não seja mais do que uma ponte entre os alunos e os órgãos de chefia da instituição e que esta seja uma figura que facilite o trabalho destes órgãos”. Sobre as decisões tomadas na passada segunda-feira, 6 de Abril, na reunião do Conselho Geral, o aluno de Engenharia Aeronáutica da UBI espera “que muitas coisas mudem”. Em relação à comunidade estudantil, Manquinho lembra que “neste momento, os alunos da UBI têm problemas nos Serviços Académicos, têm problemas nos SASUBI, têm problemas até em termos de docência, métodos e regras pedagógicas que são utilizadas”. Por tudo isso, este representante mostra-se confiante que com a mudança de gestão da UBI “existam também mudanças a todos os outros níveis e que isso afecte, para melhor, todos os alunos”. Ainda assim, este conselheiro adianta que “os serviços académicos e os serviços de acção social são a face mais visível dos problemas dos alunos, mas não são só esses, existem outros que necessitamos de resolver”. Precisamente neste tipo de questões, a figura do Provedor do Estudante pode ser uma mais valia. Até porque “há questões pontuais, por exemplo, em termos pedagógicos, relativas aos alunos, que podem ser resolvidas através do provedor e que esperemos que o novo reitor e a sua nova equipa estejam sensíveis a isso”.
Também Luís Patrão, aluno e membro do Conselho Geral da UBI se mostra entusiasmado com a eleição desta individualidade. Patrão acrescenta que “esta foi uma figura que surgiu após uma discussão intensa no seio da academia e dos alunos”. Neste caso, os membros representantes dos alunos no Conselho Geral quiseram envolver “todos quantos possível na escolha de uma figura tão importante como é o Provedor do Estudante”. Desta maneira “estiveram envolvidos os núcleos de estudante, a própria direcção da Associação Académica da UBI e os cinco conselheiros eleitos por parte dos alunos, que no fundo representam toda a academia neste órgão”. O nome de Pedro Pombo “foi o que a todos agradou e foi escolhido por todos”, sublinha Patrão. Os estudantes esperam agora que os novos membros eleitos “possam estar já nos próximos actos solenes da Universidade”. Neste caso, “tudo é uma questão de calendário, com o contacto e a nomeação da figura do Provedor, a serem feitos nos próximos dias", diz Pedro Manquinho. O aluno de Aeronáutica explica que este desejo é formulado no sentido dos dois eleitos poderem estar "nas próximas cerimónias de forma a poder-lhes ser dado o reconhecido cariz institucional”.


Os estudantes elegeram agora uma figura que os apoiará na sua vida académica
Os estudantes elegeram agora uma figura que os apoiará na sua vida académica


Data de publicação: 2009-04-07 02:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior