Voltar à Página da edicao n. 482 de 2009-04-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 482 de 2009-04-14   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O URBiAN está a ser construído no Edifício das Engenharias por mais de uma dezena de alunos

URBiAN já tem forma

O carro que está a ser construído por alunos de docentes da UBI, com o objectivo de participarem na mítica prova da Shell Eco-Marathon já tem forma. O protótipo está a ser moldado nas oficinas da universidade e em breve ficará apto para os primeiros testes.

> Eduardo Alves

Nuno Rodrigues e Bruno Pontes já quase não ligam para o pó branco que lhes cobre o cabelo, a cara e as roupas. Continuam afincadamente a apurar as linhas do URBiAN, o carro que eles estão a ajudar a construir e que vai representar a UBI na próxima edição da Shell Eco-Marathon. Estes alunos do terceiro ano da licenciatura em Design Industrial, estão agora a retirar o excesso de gesso que está a ser utilizado para dar forma ao veículo. Na oficina do Edifício das Engenharias, juntam-se mais um quantos colegas que por estes dias colocam de lado os livros e cadernos, deixam a teoria em casa e mergulham com uma vontade enorme de ganhar, na prática e na capacidade de construir um veículo.
Por agora vão dando forma, com proporções reais, ao desenho de Luís Gardete. Este aluno do mestrado em Design Industrial e Tecnológico explica que foi beber a inspiração para o desenho do URBiAN, à natureza. “Queria fazer arrojado e agressivo”, começa por dizer, por isso “fui buscar a forma de um leão quando está em posição de ataque. Depois foi passar tudo isso à estrutura e ter considerações de funcionalidade e aerodinâmica”, adianta. Foram muitas horas a desenhar e depois a aplicar todo esse resultado a um programa informático. Com esta experiência “ganha-se muito mais conhecimento, aparecem problemas que não estão na teoria e para os quais temos de encontrar uma solução”, sublinha Gardete. O aluno de mestrado de Design Industrial adianta que usou “programas de desenho em três dimensões e que me ajudaram a formar o carro e a dar-lhe os pormenores finais”.
O maior desafio em todo o projecto “foi fazer um monolugar para o dia-a-dia”. Gardete explica que tinha de criar um carro pequeno “e dar a ideia da proporcionalidade das formas de um carro normal adaptado a uma pessoa”. Mas o aluno de mestrado de Design Industrial e Tecnológico acredita que o desafio “foi totalmente superado”.
A experiência está a ser referência positivamente por todo o grupo. Mais de uma dezena de alunos, quer de Design, quer de vários ramos da Engenharia trabalham neste veículo que estará presente na prova da Shell Eco-Marathon. O evento realiza-se, este ano, pela primeira vez na Alemanha. Este ano, a UBI vai sobretudo tentada a vencer na área do design, “mas também vamos apostar forte na inovação”, explica ao Urbi Fernando Santos. O docente de Engenharia da instituição covilhanense, é um dos responsáveis pelo projecto e espera trazer um bom resultado de terras germânicas.
Também Céline Alves, uma das duas alunas envolvidas no projecto mostra a mesma convicção. Deste carro destaca “o ar agressivo e desportivo que lhe confere muitos pontos de atracção”. Para além disso “este modelo tem muitos pormenores nas linhas e vamos colocar todos os cuidados possíveis nos acabamentos, de forma a ficar um veículo muito bonito”. Céline acredita no bom resultado do URBiAN, mas mesmo que os juízes da prova não avaliem o carro “por aquilo que ele vale mesmo, para nós já fica a experiência e a possibilidade de ter aqui aprendido muitas coisas novas que nos permitem já vislumbrar alguns desafios do mercado de trabalho”, refere a aluna de mestrado de Design Industrial.
A experiência e a oportunidade “de mostrar qualidades” são também aspectos assinalados pelos restantes alunos. Nuno Rodrigues e Bruno Pontes lembram que “é bastante aliciante trabalhar neste tipo de projecto, mas também bastante difícil”. Prova disso mesmo é o facto “de no ano passado termos pensado entrar no realização de um veículo deste género, mas não conseguimos”. Este ano, a oportunidade surgiu “com outra dinâmica e abraçamos, de imediato, o desafio”. Aos 15 dias de trabalho, o grupo ainda vai juntar outros tantos “para terminar de produzir a carroçaria, a pintura e os acabamentos”.
Entre os dias 7 e 9 de Maio, no circuito de Lausitz, situado em Brandenburg, perto de Berlim, na Alemanha, o “URBiAN K9” irá dar as suas provas. Até lá, os testes serão realizados, “com a calendário a ficar cada vez mais curto”, acredita Fernando Santos.

> mamyhh @ hotmail . com em 2009-04-16 17:50:19
PARABENS .. E bom saber do sucesso dos meus colegas de curso. Força e boa sorte! Maria seabra

> nuno_390 @ hotmail . com em 2009-04-15 15:24:11
o carro chama-se ubian e nao urbian

> maraindio13 @ gmail . com em 2009-05-15 14:43:22
e vem ele falar de sucesso!!! sucesso é isto :)) vê-se logo que és meu amigo :))!! Parabéns.............(mara indio)


O URBiAN está a ser construído no Edifício das Engenharias por mais de uma dezena de alunos
O URBiAN está a ser construído no Edifício das Engenharias por mais de uma dezena de alunos


Data de publicação: 2009-04-14 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior