Voltar à Página da edicao n. 482 de 2009-04-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 482 de 2009-04-14   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

Teatro das Beiras em Lousada

A mais recente produção do Teatro das Beiras faz parte do cartaz de espectáculos que compõem o Foliazinho – 2º Festival de Artes para a Infância, de Lousada. “Lol.Pop” sobe ao palco no próximo dia 18 de Abril, às 16 e às 21.30 horas.

> Eduardo Alves

O espectáculo “LOL.POP”, a produção do Teatro das Beiras para a infância, começa a sua digressão em Lousada, no Foliazinho – 2º Festival de Artes para a Infância, organizado pela companhia Jangada Teatro, que antecede o Folia ’09 – Festival de Artes do Espectáculo de Lousada. O espectáculo para a infância do Teatro das Beiras abre o festival de Lousada, a 18 de Abril de 2009, com duas sessões às 16 e às 21.30 horas, no Auditório Municipal de Lousada.
“LOL.POP” nasceu algures num teatro de uma cidade beirã e é fruto da junção do neologismo “LOL”, cuja origem remonta à era informática e significa riso, gargalhada; com o estrangeirismo “POP”. Em termos de significado “LOL.POP” serve para designar a nova produção para a infância do Teatro das Beiras.
Esta peça pretende entrar na “açucarada” imaginação de três amigos. Num dia-a-dia recheado de desafios, peripécias e obstáculos. Na era da informação, com pais ocupados e filhos que preenchem os tempos livres com a televisão, a Internet e os jogos, que espaço resta à criança para se desenvolver como ser verdadeiramente humano, íntegro e único, provido de personalidade, gostos e valores próprios? Uma questão cujos produtores esperam responder com um espectáculo que visa a exposição do mundo actual das crianças, dos estímulos que lhes são enviados, com a procura incessante do novo e a distanciação das relações humanas.
Com o seu trabalho por terras nortenhas, o Teatro das Beiras será anfitrião dos “Bonecos de Santo Aleixo”. A companhia covilhanense acolhe, mais uma vez, os Bonecos de Santo Aleixo, a 18 de Abril de 2009, às 21.30 horas. Estes títeres tradicionais do Alentejo parece terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome.
São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália  e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.
Conhecidos e apreciados em todo o País, com frequentes deslocações aos locais onde tradicionalmente se realizava o espectáculo, os Bonecos de Santo Aleixo participaram também em muitos certames internacionais fora do País, como Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México e França e são anfitriões da Bienal Internacional de Marionetas de Évora – BIME que se realiza desde 1987.



"Lol.Pop" vai ser apresentada em Lousada pelo Teatro das Beiras


Data de publicação: 2009-04-14 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior