Voltar à Página da edicao n. 483 de 2009-04-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 483 de 2009-04-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Mais de uma centena de jovens participaram na actividade

Escuteiros de Castelo Branco em acampamento “Gardunha 2009”

Cerca de cem jovens estiveram acampados junto às piscinas do Louriçal do Campo. Um evento promovido pelo Agrupamento de Escuteiros de Castelo Branco que pretendeu explorar a Gardunha.

> Eduardo Alves

O Grupo de Pioneiros do Agrupamento 160, de Castelo Branco, do Corpo Nacional de Escutas, organizou entre 4 e 8 de Abril de 2009, o XIV Acampamento “Gardunha 2009”, sob o tema “Astérix na Gardunha”, junto das piscinas do Louriçal do Campo.
Cento e dez pioneiros, jovens entre os 14 e os 18 anos, de vários Agrupamentos da Região de Portalegre/Castelo Branco e da Guarda e, ainda, da Associação de Escoteiros de Portugal, invadiram a Serra da Gardunha, numa viagem ao passado, ao tempo de Astérix, Obélix e amigos e os inevitáveis romanos.
Uma Páscoa diferente vivida pelos jovens escuteiros, que exploraram de forma diferente a Serra da Gardunha. O tema do acampamento foi precisamente “Astérix na Serra Gardunha”. O principal objectivo deste tema foi o de transformar o acampamento na pequena aldeia situada na Gália, habitada por pioneiros, que têm como poção mágica, para se defenderem, a união de grupo, a amizade, a verdade e a inter-ajuda.
“Vivendo assentes nestes valores, de certeza que os jovens não serão derrotados e estarão prontos para responder ao desafio de Baden-Powell aos jovens de ontem e de hoje, que é o de “procura deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste”, acrescentam os responsáveis pela organização.
Os cinco dias de acampamento foram “intensamente vividos, sempre dentro do espírito escuta, em grande amizade, alegria, partilha a ajuda mútua, nas diversas tarefas e actividades levadas a efeito, nomeadamente, na montagem e desmontagem de campo, na preparação das refeições, no Raid, com a surpresa do Slide que todos fizeram, no Grande Fogo de Conselho, nas Cerimónias de Abertura e Encerramento”. 
Os responsáveis destacam também a visita à Fábrica das Águas da Fonte da Fraga e na participação em campo da Eucaristia, em Domingo de Ramos, celebrada ao fim da tarde, pelo Assistente de Agrupamento, reverendo padre Martinho Mendonça.
A competição da actividade, não sendo a principal motivação, foi muito disputada até ao fim, entre todos os Grupos de Pioneiros. O prémio de Construções foi entregue à Equipa Tigre da Associação de Escoteiros de Portugal de São Vicente da Beira, de Culinária à Equipa Padre Augusto do Agrupamento da Soalheira, do Raid à Equipa Padre Augusto do Agrupamento da Soalheira e o Geral foi entregue à Equipa Tigre da Escoteiros de Portugal de São Vicente Beira e à Equipa Rolão Preto do Agrupamento de Soalheira, respectivamente, mas ficou a certeza de que a grande vitória de todos, foram a amizade, a partilha e sobretudo a grande a vontade com que todos ficaram de para o ano voltarem a participar nesta actividade. Esta actividade teve a colaboração e apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Direcção Regional do Centro do IPJ, da Danone de Castelo Branco e das Águas de Fonte da Fraga, bem como, da Junta de Freguesia do Louriçal do Campo.


Mais de uma centena de jovens participaram na actividade
Mais de uma centena de jovens participaram na actividade


Data de publicação: 2009-04-21 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior