Voltar à Página da edicao n. 483 de 2009-04-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 483 de 2009-04-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Departamento de Engenharia Electromecânica promove uma conferência sobre a reciclagem dos automóveis

Seminário sobre reciclagem na UBI

Numa altura em que “reciclar” é palavra de ordem, a UBI, através do Departamento de Engenharia Electromecânica, promove um seminário com um dos responsáveis pela Valorcar, empresa responsável pela reciclagem de automóveis.

> Eduardo Alves

Reutilização, reciclagem e valorização de veículos em fim de vida em Portugal é o título da palestra apresentada hoje, dia 21 de Abril, na sala 8.01, no Edifício das Engenharias, por José Amaral, da Valorcar. Esta iniciativa do Departamento de Engenharia Electromecânica tem início marcado para as 14 horas.
Numa época em que os automóveis são deixados a apodrecer à beira da estrada ou encaminhados para instalações não licenciadas, a Directiva Europeia nº 53/2000,tranposta pelo Decreto Lei nº 196/2003 vem impor a criação de circuitos de recepção e tratamento de Veículos em Fim de Vida (VFV), que separem as substâncias perigosas e outros materiais com potencial de reutilização e de reciclagem, diminuindo a quantidade e a perigosidade dos resíduos depositados em aterros. Alguns materiais como o chumbo, mercúrio, cádmio, e crómio (hexavalente) estão mesmo proibidos de serem utilizados. Actualmente, apenas 15 por cento da massa de um veículo em fim de vida pode ser depositada em aterro, em 2015 esse número terá de descer para cinco pontos percentuais. Estas metas são impostas pela directiva europeia.
Quando ainda na fase de projecto se selecciona um material do qual será fabricado um dado componente, é necessário preparar o circuito para a valorização desse material, após o seu ciclo de vida. Actualmente, para todos os modelos automóveis comercializados no espaço europeu, encontra-se disponível informação sobre a forma mais eficiente de desmantelar diversos componentes (Sistema IDIS).
O engenheiro José Amaral vem à UBI dar a conhecer um pouco sobre a Valorcar – empresa com a responsabilidade de em Portugal gerir uma rede de recepção/tratamento de VFV e sensibilizar os futuros engenheiros e criadores da necessidade do uso racional dos recursos materiais e energéticos. A iniciativa é também aberta a todos os interessados.


O Departamento de Engenharia Electromecânica promove uma conferência sobre a reciclagem dos automóveis
O Departamento de Engenharia Electromecânica promove uma conferência sobre a reciclagem dos automóveis


Data de publicação: 2009-04-21 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior