Voltar à Página da edicao n. 483 de 2009-04-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 483 de 2009-04-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Lurdes Ciríaco organizou as Olimpíadas na UBI

Uma questão de Química

A UBI foi uma das 11 universidades portuguesas que acolheu as provas regionais das Olimpíadas da Química. Cerca de 150 estudantes do Terceiro Ciclo estiveram na Covilhã para participarem neste evento.

> Eduardo Alves

Uma sucessão de perguntas faz com que uma das duas provas que compõem as Olimpíadas da Química, a nível regional, seja conhecida como “Concurso de Televisão”. Na UBI, no passado sábado, 18, 150 alunos do oitavo e nono anos de escolas dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Portalegre, participaram neste evento.
A atenção redobrada para não falar nas respostas foi dando lugar, de quando em vez, às gargalhadas gerais. Mas tudo era motivo de atenção e curiosidade por parte dos participantes.
Lurdes Ciríaco, docente do Departamento de Química da UBI e principal responsável por esta actividade que a Sociedade Portuguesa de Química tutela, a nível regional, adianta que “esta é uma iniciativa muito divertida para os alunos, mas para além disso também se nota que eles chegam aqui e se esforçam mais um pouco para aprender química”.
As Olimpíadas da Química são, por isso mesmo, uma forma de despertar a curiosidade e o interesse dos alunos por esta área. O dia divide-se em duas provas que começam com um concurso de resolução de problemas teórico onde são apresentadas algumas questões e também as suas respostas, “através de escolha múltipla”, adianta a docente. O segundo concurso “é mais prático” e apresenta problemas, ensaios, montagens e experiências, e os participantes também têm de escolher as soluções correctas para os desafios que lhes são mostrados.
Este ano, só na UBI participaram 150 alunos e de entre estes seis vão agora representar a região na final nacional que terá lugar no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no próximo dia 9 de Maio. Dessas provas serão seleccionados alunos que juntamente com alunos seleccionados nas olimpíadas de Física irão defender as cores lusas nas Olimpíadas Europeias da Ciência, que têm lugar no próximo ano.
No caso das provas regionais, os vencedores das olimpíadas do passado sábado foram Carolina Borges da Cunha Santos, Carla Maria Fernandes de Almeida e Camila dos Santos Gonçalves, da Escola Cidade de Castelo Branco, de Castelo Branco, que alcançaram o primeiro lugar, (medalha de ouro), em segundo ficaram Pedro Manuel Barata Fiúza, Ana Jorge Pereira Martins e Catarina Martins da Silva, da Escola Básica Serra da Gardunha, (medalha de prata), estabelecimento onde estudam também Ana Rita Moreira Fradique Valente, Vanessa Sofia Mesquita Santos e Luís Vítor Gonzaga da Silva, que conseguiram o terceiro lugar (medalha de bronze), sendo as duas primeiras equipas apuradas para a final nacional.
Este ano, a Sociedade Portuguesa de Química adianta que foi atingido um máximo histórico de participações. Ao todo, as 11 universidades portuguesas acolheram, no passado sábado, 18 de Abril, alunos de 126 escolas. Esta quinta edição mostra “o sucesso da colaboração entre escolas e universidades que é mantido em todo o País”, garantem os responsáveis daquele organismo. Os mesmos lembram que a iniciativa começou com 57 escolas e agora ultrapassa largamente a centena.
Dinamizar o estudo e ensino da Química nas Escolas Básicas e Secundárias, proporcionar a aproximação entre as Escolas Básicas e Secundárias e as
Universidades e Institutos Superiores e despertar o interesse pela Química divulgando-a como ciência são algumas das principais metas desta iniciativa.


Lurdes Ciríaco organizou as Olimpíadas na UBI
Lurdes Ciríaco organizou as Olimpíadas na UBI


Data de publicação: 2009-04-21 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior