Voltar à Página da edicao n. 484 de 2009-04-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 484 de 2009-04-28   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O acidente na A23, em Novembro de 2007, causou 17 mortos

Condutores do acidente na A23 vão a julgamento

A decisão sobre o acidente na A23, que ocorreu em Novembro de 2007, envolvendo um autocarro da Câmara de Castelo Branco e um veículo ligeiro conheceu novo andamento na passada semana. Os condutores dos dois veículos envolvidos vão ser julgados.

> Eduardo Alves

Quer o condutor do autocarro da Câmara de Castelo Branco, quer a condutora do veículo ligeiro, que estiveram envolvidos no acidente da A23, em 2007, vão agora ser julgados sob a acusação de homicídio por negligência.
Uma decisão tomada pelo juiz Jorge Martins, do Tribunal de Castelo Branco, que face aos dados recolhidos, sobretudo durante a reconstituição do acidente que vitimou mortalmente 17 alunos da academia sénior daquela cidade, acabou por levar à barra do tribunal os dois condutores envolvidos. Segundo o juiz de instrução responsável pelo processo no Tribunal de Castelo Branco, os dois condutores tiveram culpas neste acidente. Jorge Martins considerou que tanto Carina Rodrigo, condutora do veículo ligeiro, como Fernando Serra, condutor do autocarro da autarquia albicastrense contribuíram, “da mesma forma”, para a ocorrência do desastre. Isto porque, avançava a Agência Lusa, o choque fatal entre os veículos resultou de uma ultrapassagem onde o condutor do autocarro passou para a faixa de rodagem da esquerda quando o veículo ligeiro o estava a ultrapassar e a condutora deste, por falta de perícia, acabou por embater no pesado, o que levou ao despiste de ambos os veículos e à morte de 17 ocupantes do autocarro.
Depois de toda a fase processual e de uma reconstituição no local, Jorge Martins, disse ao Diário XXI que “pequenos actos negligentes podem causar catástrofes”. Daí que os dois condutores sejam agora julgados por 17 crimes de homicídio por negligência e seis crimes por ofensas à integridade física. O julgamento, que irá decorrer no Tribunal de Castelo Branco, ainda não tem data marcada.


O acidente na A23, em Novembro de 2007, causou 17 mortos
O acidente na A23, em Novembro de 2007, causou 17 mortos


Data de publicação: 2009-04-28 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior