Voltar à Página da edicao n. 484 de 2009-04-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 484 de 2009-04-28   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Krysztof Ludwin trouxe uma nova perspectiva da arquitectura

A cidade em aguarela

No pólo de Engenharias da Universidade da Beira Interior decorreu no dia 22 de Abril uma conferência com Krysztof Ludwin, denominada “Sketching the City in Watercolor”.

> Ânia Matos

Krysztof Ludwin, arquitecto e pintor de Krakow, cidade situada na Polónia, foi convidado para divulgar o seu trabalho. A arquitectura para Kristof Ludwin é comparada a uma arte. Como o próprio explicou “desenhar e pintar é importante para a arquitectura” e para ele “o arquitecto é um artista”.
Vagueando por vários países, Krysztof Ludwin utiliza a beleza de cada terra para desenhar as suas paisagens, as suas construções. Compartilhando slides com as pessoas que assistiam à conferência, Krysztof Ludwin referiu quais os aspectos que para ele são mais importantes para uma pintura. A luz e a sombra são aspectos indispensáveis numa pintura, porque dão a “sensação de movimento” existente no local retratado. Como o próprio arquitecto referiu “luzes e sombras jogam um jogo nas fachadas dos edifícios arquitectónicos”. Outro dos aspectos mencionados pelo arquitecto Krysztof foi que “numa fotografia poderia haver luz em toda a imagem, enquanto que na pintura eu incluo a luz onde acho melhor”. Já um edifício que à vista não seria interessante, ao ser pintado, pode tornar-se interessante.
Esta conferência foi concluída com o visionamento de pinturas de vários locais tais como Bruxelas, Gdansk situada na Polónia, Rzeszów e Lancut também na Polónia, Eslováquia, Itália, Croácia e muitos outros locais.
Para uma melhor aprendizagem deste género de pinturas, realizou-se um workshop sobre desenhar em aguarela, em que a paisagem escolhida para ser pintada foi a cidade da Covilhã.


Krysztof Ludwin trouxe uma nova perspectiva da arquitectura
Krysztof Ludwin trouxe uma nova perspectiva da arquitectura


Data de publicação: 2009-04-28 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior