Voltar à Página da edicao n. 485 de 2009-05-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 485 de 2009-05-05   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Bilbioteca Central da UBI será palco deste evento

UBI acolhe mais uma edição dos Encontros de Português

“Literacia no Espaço Ibérico” vai ser o tema principal do terceiro encontro nacional de Português. Uma iniciativa do Departamento de Letras da instituição covilhanense, que este ano estreia também a internacionalização.

> Eduardo Alves

O Auditório da Biblioteca Central vai ser palco dos terceiros encontros nacionais e primeiro encontro internacional de Português. Uma actividade que se desenrola ao longo de dois dias e tem como tema central “Literacia no Espaço Ibérico”.
No primeiro dia de trabalhos, 8 de Maio, a sessão de abertura tem lugar às 14 horas e será conduzida por António dos Santos Pereira, presidente do Departamento de Letras da UBI. Segue-se a intervenção de Susana Quesado Sousa, doutoranda da UBI e pelas 15.30 horas é a ver de intervir María de Jesús Garcia, da Universidade de Extremadura, Cáceres, Espanha com um trabalho sobre “A imagem desfocada: os estereótipos culturais na aula de Língua Extranjeira (ELE/PLE)”. Cerca das 16 horas Juan Carrasco González, tabém da Universidade de Extremadura, falará sobre “O ensino da língua portuguesa na Extremadura” e meia hora mais tarde é a vez de Fernando Azevedo, da Universidade do Minho, apresentar a sua comunicação. Pelas 17 horas, Joaquim Picado, doutorando da UBI irá apresentar uma palestra sobre “A Escrita e a Entrada no Mundo da Literacia”. O dia termina cerca das 21 horas com a “Gala com Letras”, um evento cultural que tem lugar no Anfiteatro das Sessões Solenes, com os Aqu’alma, Auto de Maria Parda e com a apresentação de alguns livros.
No segundo dia de trabalhos, 9 de Maio, Carlos Costa Assunção da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, abre os seminários, cerca das 10 horas. Segue-se, meia hora mais tarde, Rui Prata, do Instituto Politécnico da Guarda. Cerca das 11 horas, Iolanda Ogando, da Universidade de Extremadura, em Cáceres, apresenta uma comunicação sobre os “Velhos portuguesismos e (novas) tecnologias? TIC's na didáctica de literatura e cultura portuguesas no âmbito de P/LE”. A última intervenção será feita por Rui Vieira de Castro, da Universidade do Minho.


A Bilbioteca Central da UBI será palco deste evento
A Bilbioteca Central da UBI será palco deste evento


Data de publicação: 2009-05-05 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior