Voltar à Página da edicao n. 485 de 2009-05-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 485 de 2009-05-05   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Passagens dos livros de Torga foram lidas em locais históricos da raia portuguesa

Miguel Torga recordado em Sortelha e Foios

A aldeia histórica de Sortelha e a não menos secular povoação de Foios foram palco de diversas palestras conduzidas por José Cymbron, professor universitário em Lisboa.

> Eduardo Alves

Mais de meia centena de pessoas estiveram presentes nos eventos que tiveram como objectivo principal recordar as passagens dos livros de Torga por estas paragens. Segundo José Cymbron, que se dedica a estudar a obra do médico-escritor há mais de duas décadas, Torga terá andado por estas terras recolhendo elementos que depois colocou em algumas passagens dos seus livros. Sortelha, Quadrazais e Fóios são algumas das localidades referenciadas pelo escritor ao longo da sua obra.
O grupo de participantes, também admiradores do Torga, estive, na sexta-feira, 1 de Maio, no salão da Junta de Freguesia de Sortelha onde foram lidos alguns poemas de Torga. No dia seguinte, sábado, dia 2 de Maio, o grupo deslocou-se até Foios tendo sido recebido no Centro Cívico onde foram lidos igualmente alguns poemas do Torga e da escritora fojeira Regina Rei.
Por volta das 17.30 horas todas as pessoas do grupo deslocaram-se até ao planalto do “Lameirão” que atravessaram até ao sítio da “carambola” que é também limite de fronteira e da freguesia. Nesse local foram lidos mais alguns poemas da autoria destes e outro da Regina Rei dedicado à serra das Mesas. Houve ainda tempo para o grupo visitar a nascente do rio Côa tendo regressado a Fóios já ao princípio da noite.


Passagens dos livros de Torga foram lidas em locais históricos da raia portuguesa
Passagens dos livros de Torga foram lidas em locais históricos da raia portuguesa


Data de publicação: 2009-05-05 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior