Voltar à Página da edicao n. 485 de 2009-05-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 485 de 2009-05-05   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Os diferentes partidos apresentam as suas considerações para as eleições europeias

Partidos debatem “Europeias”

Partido Socialista e CDU promovem debates e acções de esclarecimento em torno das eleições europeias. Hoje decorre um encontro entre as candidatas da CDU às europeias e os professores da região. No dia 8, João Ferrão, secretário de Estado do Ordenamento do Território vem à Covilhã. Lousã e Portas falam sobre Interioridade, a 10 de Maio, na Covilhã.

> Eduardo Alves

A Coligação Democrática Unitária (CDU) promove hoje, 5 de Maio, um conjunto de acções em torno da defesa da escola pública. Uma escola de Castelo Branco e outra da Covilhã acolhem Ana Rita Carvalhais e Dulce Pinheiro, candidatas pelo CDU ao Parlamento Europeu.
Estas sessões/convívio pretendem debater a questão do ensino no nosso País e enquadrá-la com o cenário europeu. O primeiro encontro irá ter lugar durante a manhã de hoje, 5 de Maio na Escola Básica I de Castelo Branco, segue-se uma segunda sessão na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã.
Também o Partido Socialista promove um encontro debate com o cabeça de lista, Vital Moreira. No próximo dia 8 de Maio, pelas 21 horas, o auditório da Associação Mutualista da Covilhã acolhe este encontro promovido pela Federação Distrital de Castelo Branco e pela Concelhia da Covilhã da Juventude Socialista. Um evento que tem por base os “Desafios Regionais” pretende, segundo os organizadores, discutir as estratégias de desenvolvimento para a Beira Interior. Neste sentido, “espera-se introduzir o debate sobre  o combate às assimetrias regionais, descentralização das competências do Estado e políticas sustentáveis de crescimento para o concelho da Covilhã e distrito de Castelo Branco”. Nesta iniciativa irão estar, como oradores; João Ferrão, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Pires Manso, professor catedrático da Universidade da Beira Interior e Coordenador do Observatório de Desenvolvimento Económico e Social da Beira Interior, Vítor Pereira, deputado do PS à Assembleia da República, Miguel Nascimento, presidente da Comissão Política Concelhia do PS da Covilhã e Artur Patuleia, presidente da Federação Distrital de Castelo Branco da JS.
O cabeça de lista do Bloco de Esquerda às eleições Europeias, Miguel Portas, vai estar na Covilhã para debater as políticas governamentais nesta região. Ao candidato junta-se também o líder do partido, Francisco Lousã. Este “encontro sobre o Interior” terá lugar no próximo dia 10 de Maio, na Biblioteca Municipal da Covilhã, pelas 15 horas. Segundo os promotores, “o abandono do interior tem sido uma política de Estado. PS, PSD e CDS são protagonistas deste verdadeiro interioricídio, incentivando a fuga para o litoral e abandonando toda a forma de planeamento à dinâmica do lucro privado”.
Por tudo isto, o Bloco “quer pensar a alternativa para o interior do País”, adiantam os promotores do evento. O evento é aberto a todos os interessados e contará com espaço de debate.


Os diferentes partidos apresentam as suas considerações para as eleições europeias
Os diferentes partidos apresentam as suas considerações para as eleições europeias


Data de publicação: 2009-05-05 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior