Voltar à Página da edicao n. 485 de 2009-05-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 485 de 2009-05-05   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O CHCB volta a realizar a

CHCB promove mais uma “Semana do Bebé”

No primeiro dia do próximo mês de Junho arranca a terceira edição da Semana do Bebé. Diversas actividades que incluem palestras, workshops e seminários em escolas e unidades hospitalares integram o programa do evento.

> Eduardo Alves

A Semana do Bebé do Centro Hospitalar Cova da Beira, é uma iniciativa anual desta instituição de saúde que irá decorrer entre 1 e 7 de Junho. Uma iniciativa que surge pelo terceiro ano consecutivo e “pretende dar um impulso renovado e chamar a atenção das populações para a questão dos baixos índices de natalidade em Portugal, e em particular do interior, e possíveis consequências desta falta de renovação geracional, num futuro que se anuncia a curto prazo”, adiantam os organizadores.
Este evento visa também contribuir para a promoção da saúde infantil, com especial enfoque ao nível do desenvolvimento físico, neurológico, comportamental, cognitivo, social e afectivo das crianças. Este ano, a terceira idade irá ter como tema de fundo “A Idade dos Porquês?”.
Ao longo da primeira semana de Junho, estão programadas diversas actividades em ambiente escolar e hospitalar, das quais se destacam as conferências temáticas, os seminários, os workshops de apresentação de casos práticos e as acções lúdico-pedagógicas. Mas o programa conta ainda com eventos destinados aos mais diversos públicos, tais como, crianças, pais, educadores e profissionais de saúde. Estas acções são da responsabilidade de especialistas e profissionais da área da saúde infantil, que disponibilizarão ao público conhecimentos, práticas e métodos baseados na evidência médico-científica, com o objectivo de implementar na comunidade medidas e princípios adequados à prevenção da doença e à promoção da saúde infantil.
Das muitas atracções e novidades deste ano, destaca-se a realização da iniciativa “Hospital Amigo” no perímetro do Castelo em Belmonte, uma actividade que ensina aos alunos das escolas como funciona um hospital a sério, e que desta feita conta com a participação especial do programa “Escolinha de Trânsito” da GNR, mas também o lançamento oficial do programa “Alta Segura do CHCB” com o apoio da PSP da Covilhã. O encerramento desta Semana do Bebé vai ser assinalado com uma realização de uma cerimónia religiosa, no domingo, dia 7 de Junho, no Pavilhão Multiusos do Fundão, presidida pelo Reverendíssimo Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício. Durante esta cerimónia será também oferecida uma oliveira a todos os bebés nascidos no Centro Hospitalar Cova da Beira entre a segunda e a terceira edição da Semana do Bebé, ou seja entre Outubro de 2008 e Junho de 2009.


O CHCB volta a realizar a
O CHCB volta a realizar a "Semana do Bebé"


Data de publicação: 2009-05-05 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior