Voltar à Página da edicao n. 486 de 2009-05-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 486 de 2009-05-12   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A docente da Universidade de Cracóvia veio falar da

Física aliada à Multimédia

Agnieszka Chrzanowska, membro do Instituto de Física da Universidade de Tecnologia de Cracóvia esteve na UBI para apresentar um estudo feito por alunos do instituto sobre avalanches. O estudo mostra como cada vez mais a Física está aliada à Multimédia.

> Sara Susano

A perita e interessada no estudo de cristais líquidos Agnieszka Chrzanowska, esteve no Anfiteatro I da UBI a apresentar, ainda que para poucos assistentes, a cada vez maior ligação entre tudo o que tem a ver com as artes visuais e as ciências.
O estudo de alunos do Instituto de Física de Cracóvia sobre as avalanches tem como objectivo diminuir os estragos que estes fenómenos fazem quando atingem aldeias ou cidades. O trabalho consiste em descobrir, através de um programa de computador criado pelos próprios alunos, os melhores obstáculos a colocar no percurso da avalanche até às casas, uma vez que quanto mais obstáculos existirem, devido à fricção, a avalanche vai perdendo a força.
A parte da computação do instituto polaco dedica-se essencialmente à multimédia e à Inteligência Artificial. Durante a apresentação, a investigadora expôs fotos microscópicas de cristais líquidos que foram conseguidas graças à ligação da multimédia com a ciência. Os objectos do dia-a-dia como o telemóvel ou o computador, têm cristais líquidos como componentes dos ecrãs.
Agnieszka Chrzanowska falou também do estudo em curso para criar o papel electrónico, uma inovação que consiste num material maleável e portátil que se pode ligar ao computador, fazendo nele o download de revistas, jornais ou documentos, downloads esses que podem ser actualizados consoante o interesse do utilizador. Nesse papel electrónico serão também utilizados cristais líquidos.
Para além da palestra realizada no passado dia 29 de Abril, no dia seguinte Agnieszka Chrzanowska apresentou um filme criado pelos alunos do Instituto denominado Iceland, um documentário sobre a estadia da sua equipa de investigação na Islândia, durante um estudo que conduziram sobre icebergs.


A docente da Universidade de Cracóvia veio falar da
A docente da Universidade de Cracóvia veio falar da "física das avalanches


Data de publicação: 2009-05-12 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior