Voltar à Página da edicao n. 486 de 2009-05-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 486 de 2009-05-12   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Carlos Salema foi distinguido com o Prémio Carreira da URSI

Prémio Carreira da URSI para Carlos Salema

O presidente do Conselho Geral da UBI, professor Carlos Salema, foi distinguido com o Prémio Carreira da União Radiocientífica Internacional (URSI). Este galardão foi entregue pela primeira vez a um investigador nacional.

> Eduardo Alves

“É um enorme orgulho para a UBI, ter o presidente do seu Conselho Científico, distinguido com o Prémio Carreira URSI”, confessou ao Urbi, João Queiroz. O reitor eleito divulgou a entrega desta distinção ao membro externo que preside o órgão soberano da instituição covilhanense.
Carlos Salema, contactado pelo Urbi, também se mostrou “bastante satisfeito com este prémio”. O fundador e presidente do Instituto de Telecomunicações explica que a União Radiocientífica Internacional “foi criada em 1919 e está espalhada por 44 países”.
Esta instituição tem por finalidade estimular, promover e coordenar os estudos nos domínios das ciências da radioelectricidade, das telecomunicações e da electrónica. Carlos Salema adianta também que o comité português “tinha estada algo apagado, nos últimos tempos”. Contudo, desde que está a cargo da ANACOM, “o trabalho desta instituição, em Portugal, tem vindo a ganhar outro fôlego”. Este prémio foi entregue no passado dia 4 de Maio, ao cientista português, pelo presidente da ANACOM. Uma distinção que tem como finalidade “distinguir a excelência de um cientista português que tenha contribuído para o avanço da área de ciência rádio em Portugal”.
A instituição dos prémios carreira, de que Salema foi o primeiro galardoado “é já um sinal disso mesmo”. O nome do presidente do Conselho Geral da UBI foi o escolhido pelos vários membros do júri por unanimidade para receber esta distinção. Entre os nomes analisados pelo júri, o de Carlos Salema foi escolhido por todos, devido “aos seus contributos na área rádio, do ponto de vista científico, académico e do seu impacto na sociedade portuguesa”.
Carlos Salema é licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Doutorou-se no Queen Mary College, na Universidade de Londres, em 1972. Começou como professor agregado do IST, na área da Engenharia Electrotécnica em Antenas. Actualmente é professor catedrático desta instituição, no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
Um dos maiores feitos também conseguidos pelo professor Carlos Salema foi a criação do Instituto de Telecomunicações. Dirige este instituto há 15 anos, e trouxe também para a UBI, um pólo do IT. Para além destas funções, Salema foi director do Centro de Cálculo do Instituto Superior Técnico, foi também presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e presidente adjunto para os Assuntos Pedagógicos do Instituto Superior Técnico. Carlos Salema esteve também ligado à Academia de Engenharia e Academia de Ciências. É membro, desde 1989, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações e também da Comissão de Acreditação e Qualificação, da Ordem dos Engenheiros. Para além do prémio agora atribuído ao presidente do Conselho Geral da UBI, entre outros, Salema tinha já sido distinguido pelo Institute of Electronic Engineers (IEEE), com o Prémio Marconi.


Carlos Salema foi distinguido com o Prémio Carreira da URSI
Carlos Salema foi distinguido com o Prémio Carreira da URSI


Data de publicação: 2009-05-12 00:10:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior