Voltar à Página da edicao n. 486 de 2009-05-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 486 de 2009-05-12   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Departamento de Letras promoveu a iniciativa que teve por base a Língua Portuguesa

Literacia no Espaço Ibérico

Os III Encontros de Português, organizados pelo departamento de Artes e Letras da UBI, este ano e pela primeira vez contaram com presenças internacionais entre os seus conferencistas. Pela primeira vez também, foi organizada uma "Gala com Letras", onde foi apresentado a obra em dois volumes de António Santos Pereira, «Portugal Descoberto» e «Portugal Moderno».

> Sara Susano

António Santos Pereira, presidente do Departamento de Letras deu início aos Encontros de Português salientando o facto de "em Portugal terem sempre existido mais ouvintes do que propriamente leitores" falando assim da importância da literacia. O docente falou também da sua polémica leitura de Menina e Moça. Referindo e citando grandes autores portugueses e espanhóis, como Eça de Queirós e Bernardim Ribeiro, Santos Pereira procurou estabelecer a diferença do que é ser culto e do que é estar informado.
María de Jesús García, docente na Universidade da Extremadura - Cáceres, em Espanha, falou dos estereótipos e da importância de os analisar de forma a tentar acabar com eles. Segundo a docente espanhola, que também dá aulas de mestrado na UBI, "os estereótipos são como vírus que estão espalhados nos media, na literatura e nas conversas, e que chegam mesmo a provocar alergias." María García falou na importância da análise de manuais, uma vez que "a maior parte das vezes, os estereótipos estão presentes neles mesmos. Há muita gente a querer aprender português e muita gente a querer aprender espanhol, por isso, é uma irresponsabilidade muito grande não ter manuais adequados" para comunicar sem ideias "herdadas". Iolanda Ogando, também docente da Universidade de Extremadura - Cáceres, conferenciou sobre os "velhos portuguesismos" aliados às novas tecnologias e falou da importância das TIC's na didáctica de literatura e cultura portuguesas no âmbito da disciplina de Português - Língua Estrangeira.
A Gala com Letras teve início com uma representação do Auto de Maria Parda por Adelaide Pinto, aluna da UBI. De seguida, José Venâncio apresentou a obra de António Santos Pereira, «Portugal Descoberto» e «Portugal Moderno» e dissertou sobre a importância de valorizar Portugal, contrariando a ideia de que "o que vem de fora é que é bom". Depois de o autor falar dos seus livros, actuou o grupo covilhanense Aqu'alma, que é um projecto que tem um ano e meio e cujas canções falam da água, do trabalho e dos lanifícios.
Os Encontros de Português que se realizaram no passado dia 8 de Maio tiveram continuidade no dia 9, durante o qual se realizaram mais conferências ligadas ao tema Literacia no Espaço Ibérico.

> asp @ ubi . pt em 2009-05-15 14:43:53
Sendo este um jornal on-line da nossa Faculdade, esta notícia sobre um evento realizado pela mesma, havendo matéria disponível para elaborá-la, podendo alguns dos intervenientes esclarecer qualquer dúvida, a jornalista urbiana, usufruindo toda a liberdade e criatividade que devem caber a um jornalista, poderia ter sido mais precisa particularmente no que concerne aos títulos dos dois volumes apresentados e editados pelos Serviços Gráficos da NOSSA UBI e colaboração da FCT, disponíveis à entrada da sala onde decorreu o evento narrado. No entanto, aqui fica a gratidão pela presença e pela notícia de uma magnífica realização do Departamento de Letras, com a colaboração de colegas da nossa e de outras instituições e a participação pro-activa dos alunos, da parte do seu presidente, Santos Pereira


O Departamento de Letras promoveu a iniciativa que teve por base a Língua Portuguesa
O Departamento de Letras promoveu a iniciativa que teve por base a Língua Portuguesa


Data de publicação: 2009-05-12 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior