Voltar à Página da edicao n. 488 de 2009-05-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 488 de 2009-05-26   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O novo reitor da UBI vai tomar posse do cargo na semana entre 15 e 19 de Junho

João Queiroz toma posse em Junho

O despacho de homologação das eleições realizadas no passado dia 6 de Abril, na UBI, foi assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na passada quarta-feira, 20 de Maio. João Queiroz toma posse, como reitor da UBI, em meados de Junho.

> Eduardo Alves

Está assinado o despacho da eleição para reitor da Universidade da Beira Interior. Mariano Gago, ministro da tutela, ratificou todos os documentos referentes à forma como o Conselho Geral escolheu o novo responsável máximo da instituição.
João Queiroz que venceu as eleições do passado dia 6 de Abril com uma maioria de 16 votos já se pronunciou sobre esta decisão. “Estou pronto para começar a trabalhar, de imediato”, diz ao Urbi. O responsável máximo começa também por lembrar “a enorme responsabilidade do cargo”, num período em que “existe todo um grande trabalho pela frente”.
A homologação do despacho que dá posse a João Queiroz como reitor sofreu um atraso devido à existência de uma queixa anónima, endereçada à Secretaria-Geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, colocando em causa algumas das datas orientadoras de todo o processo. Contudo, os órgãos jurídicos da tutela e o próprio ministro nada encontraram de errado em toda a eleição e Mariano Gago assinou o despacho homologatório da eleição do reitor da UBI. Um documento que foi novamente devolvido àquela secretaria para que seja publicado em Diário da República. Um facto que minimizado pelo novo reitor da instituição covilhanense. João Queiroz lembra que sempre manteve “a confiança nos órgãos institucionais, como o Conselho Geral e também no seu presidente, professor Carlos Salema”, como também, “na capacidade, na seriedade, no empenho, no trabalho e na coerência de todos quantos compõem este órgão”. Por isso mesmo, o reitor da UBI aguardou “de forma serena e ponderada” o período de homologação com “toda a confiança na transparência do processo eleitoral”. João Queiroz remata o seu discurso lembrando que “agora é tempo de trabalhar para uma UBI com futuro” e isso tem de ser feito “desde já e com a colaboração de todos os que trabalham em prol desta grande instituição”. Por isso mesmo, a equipa reitoral, que será conhecida dentro de dias, “está já totalmente constituída e começará a trabalhar assim que possível”.
A assinatura do despacho de homologação vem assim terminar o processo de eleição do novo reitor. Depois da aceitação das candidaturas de António Fidalgo, João Queiroz, Jorge Barata e Manuel Santos Silva, todos professores catedráticos da UBI, seguiu-se a audição dos quatro candidatos e a votação nos respectivos nomes pelos membros que compõem o Conselho Geral da UBI.
A 6 de Abril de 2009, João António de Sampaio Rodrigues Queiroz vence a eleição com uma maioria de 16 votos e todo o processo é remetido para a Secretaria-Geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foi a este mesmo organismo que chegou uma denúncia anónima
Nesse mesmo despacho, Mariano Gago lembra que “compete ao ministro da tutela homologar a eleição dos reitores das universidades públicas”. Passo que, no caso da UBI, foi dado depois de considerar que “o Conselho Geral da UBI, em reunião de 6 de Abril de 2009, procedeu à eleição do professor doutor João Queiroz para o cargo de Reitor” e também porque “face aos elementos constantes do respectivo processo eleitoral, estão satisfeitos os requisitos previstos na lei e nos respectivos estatutos da UBI”, todo o processo está agora terminado. A cerimónia de tomada de posse vai agora ser marcada para meados de Junho.


O novo reitor da UBI vai tomar posse do cargo na semana entre 15 e 19 de Junho
O novo reitor da UBI vai tomar posse do cargo na semana entre 15 e 19 de Junho


Data de publicação: 2009-05-26 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior