Voltar à Página da edicao n. 490 de 2009-06-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 490 de 2009-06-09   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O TMG vai ser palco de um espectáculo de Jeremy Pelt

Jeremy Pelt actua no TMG

“Jazz nas Alturas” é o mote de um festival de música que o Teatro Municipal da Guarda está a patrocinar. Durante os próximos dias 12 e 13 de Junho, vão estar em palco alguns dos nomes mais sonantes da actualidade.

> Eduardo Alves

O cabeça de cartaz do “Jazz nas Alturas”, Jeremy Pelt, actua a 13 de Junho (sábado), com o seu quinteto, no Grande Auditório do TMG. Eleito cinco anos seguidos como “estrela em ascensão” pela “Downbeat Magazine” e pela associação de críticos de jazz dos EUA, Jeremy Pelt é um dos mais conceituados trompetistas norte-americanos da actualidade. Concluiu os seus estudos de música no Berklee College of Music e rumou a Nova Iorque em 1998, onde rapidamente se juntou à Mingus Big Band, actuando em dezenas de bares da “big apple”. Este foi o ponto de partida para a sua carreira no mundo do jazz onde já actuou com “monstros sagrados” como Jimmy Heath, Frank Wess, Charli Persip, Keter Betts, Frank Foster, John Hicks, Ravi Coltrane, Winard Harper, Vincent Herring, Ralph Peterson, Lonnie Plaxico, Cliff Barbaro, Nancy Wilson, Bobby Short, Bobby "Blue" Bland, The Skatalites, Cedar Walton, entre muitos e muitos outros.
Actualmente, para além do quinteto que apresenta no Festival Jazz nas Alturas, Pelt é também membro de outras formações de jazz como o Lewis Nash Septet, e The Cannonball Adderley Legacy Band, revisitando temas de Louis Hayes.
O Quinteto de Jeremy Pelt é contituído por Jeremy Pelt no trompete, J.D. Allen no saxofone tenor, Danny Grissett no piano, Vicente Archer no contrabaixo e Derrell Green na bateria.
O festival “Jazz nas Alturas”, conta também, no dia 12 de Junho, com o gipsy jazz do Biel Ballester Trio. A sua música foi escolhida pelo realizador norte-americano Woody Allen para banda sonora do seu mais recente filme, “Vicky Cristina Barcelona”. São espanhóis, chamam-se Biel Ballester Trio e vão estar com o seu jazz cigano no TMG esta Sexta-feira (dia 12 de Junho), no âmbito do Festival Jazz nas Alturas.
Os Biel Ballester Trio são um grupo que se enquadra perfeitamente no mundo do jazz e que interpreta este estilo musical com uma personalidade muito própria através do chamado “Jazz Manouches”, o que se pode designar como Gypsy Jazz. Trata-se, segundo os músicos do projecto, do estilo de jazz menos americano e do mais europeu de todos os que se interpretam no mundo.
Os Biel Ballester Trio pretendem não só manter a tradição do estilo, tocando os “standards” mais conhecidos do género, compostos por Django Reinhardt, mas também incorporam novas tendências marcadas pelos actuais ciganos (ritmos de bossa-nova, rumbas, boleros). Desta forma, contribuem para o desenvolvimento deste estilo musical com temas muito próprios e característicos.
O projecto tem tido um enorme sucesso quer em Espanha, quer em vários outros países europeus como Inglaterra, França, Itália, Alemanha.
Os Biel Ballester Trio são Biel Ballester na guitarra solo, Leandro Hipaucha no contrabaixo e Graci Pedro na guitarra rítmica.


O TMG vai ser palco de um espectáculo de Jeremy Pelt
O TMG vai ser palco de um espectáculo de Jeremy Pelt


Data de publicação: 2009-06-09 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior