Voltar à Página da edicao n. 498 de 2009-08-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 498 de 2009-08-04   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O atleta fundanense ganhou as oito provas que já tiveram lugar na sua terra natal

Bruno Pais continua invencível no Fundão

A cidade natal do atleta do Benfica foi palco de mais um triunfo. Bruno Pais veio ao Fundão mostrar porque é o melhor no triatlo.

> Eduardo Alves

O fundanense Bruno Pais ofuscou os demais atletas que participaram na prova de triatlo do Fundão. Mais uma vez o atleta que corre pelo Sport Lisboa e Benfica consegue o primeiro lugar neste evento. Bruno Pais continua assim invencível na sua terra natal. Em oito provas de triatlo realizadas no Fundão, Pais conseguiu igual número de vitórias.
Em absolutos, Bruno Pais e Bárbara Clemente triunfam no Fundão. Na Taça de Portugal, vitórias do Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras (masculinos) e Alhandra Sporting Clube (femininos). O VIII Triatlo Cidade do Fundão começou com a prova de natação, a ser efectuada na barragem da Capinha, o ciclismo num troço de ligação até ao centro do Fundão e a corrida nas principais ruas da cidade. A meta ficou instalada junto ao Centro Cívico.
O primeiro a fazer a festa foi o atleta da terra. Bruno Pais, do Sport Lisboa e Benfica, completou os 750 metros de natação, 22 quilómetros de ciclismo e 5,1 quilómetros de corrida em 57 minutos e 38 segundos, sendo bastante aplaudido pelo muito público presente. Na segunda posição, a 56 segundos do vencedor, ficou Duarte Marques (SR Camarnal/Seguros Contacto/Ika/Hilzy).
A dupla olímpica, que defendeu as cores portuguesas em Pequim no ano passado, esteve sempre na frente da prova, tendo Bruno Pais ganho uma ligeira vantagem na saída do segundo parque de transição, consolidada depois nas duas voltas de corrida. De referir que Bruno e Duarte estarão presentes na sexta etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo, que se realiza a 15 de Agosto em Londres.
Quanto ao último lugar do pódio na prova do Fundão, ficou reservado para Miguel Arraiolos (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras), com o registo de 01h00m14s. Sete segundos depois terminou a prova João José Pereira. Logo atrás do atleta do Alhandra Sporting Clube surgiu o colega de equipa João Amorim, o primeiro atleta júnior a cortar meta que assim sucede a João Silva como campeão nacional de triatlo no escalão júnior.
João Amorim teve Pedro Laginha Palma (Clube Triatlo Perosinho) e Miguel Fernandes (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras) como principais opositores no último segmento de prova, mas levou a melhor. Pedro Palma foi sétimo da geral e Miguel oitavo, antes deles ficou José Estrangeiro, também do Olímpico de Oeiras.
João Silva foi nono classificado, Hugo Ventura décimo e João Serrano, o primeiro atleta a sair da água que ainda esteve na frente com Duarte Marques e Bruno Pais no ciclismo, terminou na 11.ª posição.
Entre os 169 participantes, esteve o alpinista João Garcia, ele que no ano passado participou nas provas de triatlo da Raiva e do Estoril. Concluiu o VIII Triatlo do Fundão no 141.º lugar da geral. A modalidade não é novidade para ele, uma vez que no início dos anos 90, fez algumas provas como preparação para o alpinismo.
Na prova feminina, Vanessa Fernandes, também do Sport Lisboa e Benfica competiu no Fundão, mas acabou por abandonar a prova durante o segmento de ciclismo, ao ressentir-se dos problemas físicos que a têm afectado. A vice-campeã olímpica de triatlo foi a primeira atleta feminina a completar o segmento inicial, mas após o abandono, quem assumiu a liderança foi Bárbara Clemente.
A atleta do Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras, já do escalão Sub 23, geriu a vantagem sobre a dupla júnior que a surgia logo atrás, Filipa Ferreira e Raquel Rocha (ambas do Alhandra Sporting Clube), e venceu o VIII Triatlo do Fundão com o tempo de 01h09m21s.
A discussão pelo título de campeã nacional de triatlo em juniores passou por Filipa Ferreira e Raquel Rocha. Separadas por um minuto e 17 segundos, a vantagem pertenceu a Filipa Ferreira.
Quarta posição da geral para outra atleta do Alhandra, Ana Filipa Sampaio, seguida de Mariana Costa (Halcon/Spiuk/Olímpico de Oeiras), Andreia Ponte (Ginásio Clube de Sines), Ana Filipa Santos (Olímpico de Oeiras), Júlia Santos (Clube Triatlo Perosinho), Katarina Larsson (Clube Triatlo Almada) e Joana Marques (Olímpico de Oeiras).


O atleta fundanense ganhou as oito provas que já tiveram lugar na sua terra natal
O atleta fundanense ganhou as oito provas que já tiveram lugar na sua terra natal


Data de publicação: 2009-08-04 00:03:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior