Voltar à Página da edicao n. 500 de 2009-08-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 500 de 2009-08-18   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O Ferro foi palco de mais um festival de folclore

Ferro voltou a ser “capital do folclore”

Nos dois últimos fins-de-semana, a vila do Ferro, no concelho da Covilhã foi palco de mais dois festivais de ranchos folclóricos. Os grupos, oriundos de vários pontos do País, actuaram no largo das festas daquela vila.

> Eduardo Alves

O Ferro foi palco de dois festivais de folclore. Ao todo, uma dezena de ranchos, vindos de vários pontos do País reuniram-se naquela localidade do concelho do Covilhã para participarem nos festivais.
Tal como no ano passado, os festivais foram organizados pela Associação Centro Social Sagrado Coração de Maria e pelo Rancho Folclórico "Os Camponeses do Ferro". A Junta de Freguesia do Ferro, a Câmara Municipal da Covilhã e diversas empresas da região apoiaram a realização destes eventos.
As actuações dos diversos ranchos tiveram lugar no palco do Largo das Festas, e 
contaram, este ano, para além dos grupos anfitriões, com o Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz, o Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira – Mealhada, o Rancho Folclórico “As Rosinhas da Borralheira” – Teixoso, o Rancho Folclórico do Ladoeiro - Idanha-A-Nova, o Grupo de Bombos da Associação Centro Social Sagrado 
Coração de Maria, com o Rancho Folclórico do Centro Desportivo e Cultural do Outeiro – Viana do Castelo, o Rancho Folclórico de Vila Franca do Rosário - Mafra, o Rancho Folclórico União Recreativa Sapateirense - Castanheira de Pêra e o Rancho Folclórico da Associação Desportiva e Cultural de Arreciadas - Abrantes.
Estas actividades culturais levaram novamente àquela freguesia, centenas de pessoas apreciadoras deste tipo de manifestação etnográfica, que puderam admirar os diferentes tipos de folclore, desde o minhoto, passando pelo saloio de Mafra até ao folclore da Beira Baixa, que os grupos locais representam.


O Ferro foi palco de mais um festival de folclore
O Ferro foi palco de mais um festival de folclore


Data de publicação: 2009-08-18 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior