Voltar à Página da edicao n. 502 de 2009-09-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 502 de 2009-09-01   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O concelho do Sabugal foi palco de vários incêndios

Região fustigada por incêndios

No concelho do Sabugal deflagraram, este fim-de-semana, dois dos maiores incêndios florestais deste ano. Durante 35 horas, mais de uma centena de homens combateram um primeiro fogo, em Ribeira das Naves. Depois seria em Vale de Espinho que as chamas se desenvolviam.

> Eduardo Alves

O último fim-de-semana foi de temperaturas elevadas e de baixa humidade. Condições perfeitas para os incêndios florestais que fustigaram a região. No passado sábado, 29 de Agosto, a Protecção Civil nacional registou perto de 500 incêndios, o maior número de ocorrências este ano.
Alguns destes deflagraram na região. Quer no distrito de Castelo Branco, quer no da Guarda registaram-se incêndios que consumiram mato e floresta. Dois dos maiores sinistros tiveram lugar precisamente no concelho do Sabugal. Logo no sábado, 29, a freguesia de Ribeira das Naves foi o local onde teve início um fogo florestal que acabou por destruir várias dezenas de hectares de floresta. No combate a este incêndio estiveram concentrados diversos meios humanos e técnicos. Os mais de cem homens, bombeiros portugueses e espanhóis, que estiveram no combate ao incêndio, só conseguiram controlar o fogo no domingo, 30 de Agosto. A dimensão deste sinistro levou mesmo Maria do Carmo Borges acabou mesmo por decretar o plano de emergência distrital que levou à concentração de vários meios, como quatro aviões pesados, no combate às chamas.
Contudo, algum vento sentido ontem levou a que um novo incêndio tivesse início, desta vez, na freguesia de Vale de Espinho, também no concelho do Sabugal. Maria do Carmo Borges, governadora civil da Guarda accionou o Plano de Emergência Municipal, já depois de ter desmobilizado os meios concentrados para o combate ao incêndio do dia anterior. No combate ao incêndio estiveram mais de 200 homens que foram distribuídos por Ribeira das Naves e Vale de Espinho.
Em ambos os casos, a área ardida é bastante considerável registando-se ainda a destruição de algumas casas agrícolas. Floresta, mato e zona agrícola foram apanhadas pelas chamas que apenas na noite de ontem, 31 de Agosto ficaram completamente dominadas.


O concelho do Sabugal foi palco de vários incêndios
O concelho do Sabugal foi palco de vários incêndios


Data de publicação: 2009-09-01 00:48:30
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior