Voltar à Página da edicao n. 502 de 2009-09-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 502 de 2009-09-01   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O bombo de Lavacolhos tem agora um programa informático de

Bombo de Lavacolhos em suporte digital

Um programa informático desenvolvido por académicos de Coimbra permite a todas as pessoas experimentarem a sensação de tocar um bombo. A ideia partiu da Câmara Municipal do Fundão, que pretende preservar um dos mais antigos instrumentos musicais do concelho.

> Eduardo Alves

Lançar um programa informático com os sons produzidos pelo bombo de Lavacolhos foi um dos pressupostos culturais da Câmara do Fundão. Um conjunto de académicos de Coimbra desenvolveram o produto que está agora disponível ao público, na recentemente inaugurada “Casa do Bombo”.
As instalações da antiga Escola Primária de Lavacolhos deram lugar a este espaço. Cerca de 250 mil euros gastos na recuperação do mesmo e no desenvolvimento do programa, permitiram agora à autarquia fundanense, apresentar a mais recente aposta na divulgação deste instrumento musical.
Quem desejar, pode tocar três bombos e duas caixas, disponíveis numa das salas da nova “Casa da Bombom” e ser seguido pelo programa informático. O utilizador vai depois recebendo as leituras feitas pelo computador e pode assim ajustar a sua forma de tocar estes instrumentos musicais.
Segundo a autarquia, este é um programa “muito semelhante aos programas de karaoke que agora estão em voga”. Desta forma, a autarquia pretende promover uma forma de continuar esta tradição.
Com mais de 400 anos de história, o bombo tem toda uma cultura associada a si. Por isso mesmo, existe também um espaço museológico que relata a evolução deste instrumento musical, a sua utilização por parte das populações e a sua forte presença na cultura daquela localidade fundanense. Em declarações ao jornal “Diário XXI”, o vereador da cultura da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, diz que “esta casa acaba por ser uma homenagem aos Bombos de Lavacolhos, que fazem parte da nossa iconografia regional e da sua importância, o Grupo de Bombos de Lavacolhos, por exemplo, já fez a abertura do Festival de Música Tradicional Portuguesa da Casa da Música, no Porto, em 2007. As principais festas do concelho, como a Santa Luzia ou a Tomada do Carvalhal, contam desde sempre com a participação dos bombos”.


O bombo de Lavacolhos tem agora um programa informático de
O bombo de Lavacolhos tem agora um programa informático de "karaoke" (Foto retirada de: http://www.jf-lavacolhos.pt/)


Data de publicação: 2009-09-01 00:48:26
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior