Voltar à Página da edicao n. 504 de 2009-09-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 504 de 2009-09-15   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O Imago assinala este ano a sua décima edição

Imago 2009 já tem programa

A edição deste ano do Festival Internacional de Cinema Jovem (Imago 2009) promete ser especial. Assinalam-se dez anos de existência deste evento cultural que tem lugar na Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, na cidade do Fundão.

> Eduardo Alves

A décima edição do Imago decorre entre os próximos dias 26 de Setembro e 5 de Outubro, na cidade do Fundão. Este festival de cinema jovem cumpre, em 2009, dez anos de vida.
O programa oficial é composto por 140 filmes, 50 videoclips e dois filmes-concertos. Para além das exibições de películas, o festival conta ainda com várias actividades musicais. O Imago divide-se em duas grandes competições. Na “Competição oficial internacional”, onde estão 31 curtas de 17 países, estão trabalhos de animação, ficção, experimental e documentário. Os trabalhos a concurso nesta categoria foram seleccionados de entre um conjunto de 1700 inscrições recebidas. Trabalhos que têm origem em 72 países diferentes e são dirigidos por jovens realizadores até aos 35 anos de idade. Na “Competição Under 25” estão 15 curtas em concurso. São trabalhos provenientes de dez países, dirigidos por realizadores com idade até aos 25 anos.
No que diz respeito a prémios, todas as produções a concurso vão também disputar o “Grande Prémio Cidade do Fundão”, o “Prémio do Júri Heineken”, o “Prémio Jovem Realizador Europeu”, o “Prémio Melhor Filme Não Ficção”, o “Prémio IPJ” e o “Prémio Melhor Filme”.
O festival apresenta também todo um conjunto de mostras cinematográficas, retrospectivas e eventos paralelos. A oferta passa pelo programa “Sexo & Cinema”, com 15 sessões para maiores de 18 anos, onde serão exibidos alguns dos maiores clássicos do cinema erótico mundial. Também o “Cinema 16 – World Short Films”, um espaço onde são apresentadas as 16 melhores curtas da última década. O “Carta Branca – Festival de Veneza, Circuito Off” e o “Festival All Tomorrow’s Parties”. Todas as informações sobre o programa detalhado, horários, preços e projecções estão disponíveis na página oficial do festival. O Imago vai também estar presente na blogosfera, no Facebook e no Twitter.


O Imago assinala este ano a sua décima edição
O Imago assinala este ano a sua décima edição


Data de publicação: 2009-09-15 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior