Voltar à Página da edicao n. 505 de 2009-09-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 505 de 2009-09-22   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Jorge Fael promete novas políticas de educação para a Covilhã

CDU pede mais apoio à educação

O candidato à Câmara da Covilhã e o candidato à Assembleia Municipal da cidade, ambos pela CDU, denunciam falta de apoios às escolas, por parte da autarquia e pedem novas políticas.

> Eduardo Alves

Caso vença as eleições do próximo dia 11 de Outubro, Jorge Fael, candidato à Câmara da Covilhã pela CDU, promete acabar com a obrigatoriedade de pagamento de acesso aos jovens, em todas as estruturas municipais. “Desde as exposições, aos teatros, passando pelas piscinas e outras estruturas camarárias ou com o seu apoio, o acesso dos jovens deveria ser gratuito”, explica o sociólogo que encabeça a lista. Num encontro com os jornalistas, onde foram dadas a conhecer as principais linhas da política educativa desta coligação, Fael aproveitou ainda para garantir que este tipo de apoio não se trata “de um custo, ou de uma despesa, mas sim de um investimento”.
Ao lado de Vítor Reis Silva, candidato à Assembleia Municipal da Covilhã, pela CDU, Fael denuncia a inexistência de uma política de educação por parte do actual executivo social-democrata. Segundo os candidatos da CDU, “o auxílio económico, que é um dever legal por parte das autarquias, não está a ser cumprido pela Câmara da Covilhã”. Vítor Reis Silva adiantou que a autarquia serrana tem diferentes formas de distribuir os apoios pelas famílias. “Existem caso em que dois agregados familiares com rendimentos iguais, um deles tem apoios para refeições e prolongamento de horário, enquanto que o outro apenas tem direito às refeições e já tem de pagar o restante”. Na perspectiva de Reis Silva, faltam critérios e fundamentos na atribuição das verbas. Políticas que vão ser mudadas, caso os candidatos ganhem a autarquia.
Para além das propostas que têm para este sector, os membros da CDU aproveitaram a presença dos jornalistas para lembrar também “duas promessas antigas do actual presidente e candidato, que ainda não estão realizadas”. Reis Silva lembrou a necessidade da construção de uma escola do primeiro ciclo na zona das Palmeiras, “que está prevista no plano de pormenor daquela área”. Para além disso, existe também “a promessa do actual presidente Carlos Pinto, é instituir nas escolas do concelho, o ensino do Francês”. O cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal da Covilhã refere que “quando o governo de Sócrates anunciou o inglês nas escolas, Carlos Pinto veio logo dizer que se o governo coloca uma língua estrangeira nas escolas, na Covilhã vamos ter duas e as crianças podem frequentar o inglês e o francês. Até agora nada”, sublinha.


Jorge Fael promete novas políticas de educação para a Covilhã
Jorge Fael promete novas políticas de educação para a Covilhã


Data de publicação: 2009-09-22 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior