Voltar à Página da edicao n. 506 de 2009-09-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 506 de 2009-09-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A

AAUBI vai a eleições

Arranca hoje o período eleitoral para a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Depois de confirmada em Assembleia Geral de Alunos, a demissão da actual direcção, presidida por João Rey, a academia tem de escolher novo responsável.

> Eduardo Alves

João Rey, aluno 18133 do curso de Arquitectura, deixou de ser presidente da AAUBI no passado dia 23 de Setembro. A Assembleia Geral de Alunos (AGA) que teve lugar na sede da academia serviu para tornar efectiva a demissão de grande parte dos membros que compunham a lista presidida por Rey, e consequentemente, a queda da equipa que conduzia os destinos da “Casa Azul”.
Uma situação que surge a pouco menos de dois meses para o fim do mandato, mas num período crítico para ao calendário de actividades dos estudantes. Com o início do ano lectivo, começam também um número significativo de eventos que necessitam do apoio da academia. Trabalho que vai agora ser desempenhado pela Comissão de Gestão, nomeada neste mesmo encontro, e que é presidida por Rui Garcia, aluno de Design Multimedia.
A comissão, que iniciou funções logo após o encontro de dia 23, abriu um período para a apresentação de listas concorrentes à presidência da AAUBI. A partir de hoje, a campanha eleitoral vai estar aberta e decorre até dia 6 de Outubro. Dia 7, os alunos da UBI escolhem o novo presidente, que tomará posse logo no dia seguinte, a 8 de Outubro. Segundo o presidente da Comissão de Gestão, Rui Garcia, este é um calendário eleitoral que cumpre todos os regulamentos, mas também está “pensado para regularizar a situação”. No que diz respeito a uma das actividades mais importantes da academia de estudantes covilhanenses, a “Recepção ao Caloiro”, esta será já “inteiramente organizada pela nova equipa”, garante Garcia. Até lá, a comissão “vai apoiar no PODIUM, uma actividade da secção desportiva da AAUBI, preparar mais uma edição dos “Núcleos Sem-Fronteiras e também uma gala de angariação de angariação de fundos para os alunos mais carenciados”. Para além destas acções, a comissão tem ainda a seu cargo, o pagamento das contas correntes e também a implementação das recomendações que foram assinaladas pela Comissão de Inquérito Documental.
No que respeita à situação financeira da academia, a reunião do passado dia 23 serviu também para tornar públicos alguns números ligados a este organismo. Na carta de demissão de João Rey, anterior presidente da AAUBI, a que o Urbi teve acesso, o aluno de Arquitectura garante que quando tomou posse, em Dezembro de 2008, existia 5870 euros nos saldos da academia. “Passados dez meses de mandato efectivo, esta associação tem um saldo económico de 162.737,30 euros”, garante Rey. Um valor que o presidente da Comissão de Gestão diz não estar muito longe da realidade. Rui Garcia reitera que “por aquilo que nos fizeram chegar, existe um saldo positivo de cerca de 92 mil euros, mas também é verdade que ainda faltam entrar verbas de diversos apoios”.
No documento apresentado aos estudantes por João Rey, são visíveis algumas das razões que levaram à ruptura da equipa que dirigia a AAUBI. O antigo presidente faz questão de lembrar que não tem contas a ajustar com ninguém, mas foram muitas as vezes em que se sentiu “sozinho no trabalho e na representação da AAUBI, embora rodeado de muita gente”. Segundo Rey “foram poucos a mostrarem disponibilidade para arrumar a casa, convenientemente e de forma objectiva”. Algo que ia contra a sua principal ambição, a de “procurar sempre a sustentabilidade financeira da instituição”, refere.


A
A "Casa Azul" vai ter novo presidente já a 8 de Outubro


Data de publicação: 2009-09-29 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior