Voltar à Página da edicao n. 508 de 2009-10-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 508 de 2009-10-13   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O Departamento de Matemática, em parceria com diversos organismos, promove este evento

Descobrir a Matemática dos têxteis

A Universidade da Beira Interior em parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática lançou um concurso designado “A Matemática e os Têxteis”, que conta ainda com a colaboração Museu de Lanifícios da UBI, do Museu Educativo da Escola Secundária Campos Melo e da Turistrela.

> Eduardo Alves

Lançar um desafio a alunos e professores “para que estes encontrarem relações entre a matemática e os têxteis” é o principal objectivo do concurso agora dinamizado pela Delegação Regional do Centro, da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Maria Eugénia Neto Ferrão da Silva Barbosa, docente da UBI e presidente da direcção, começa por explicar que “este concurso visa a criação de uma exposição sobre o tema  e destina-se a fomentar a participação de alunos, de todos os níveis de ensino não superior, na concepção e elaboração de trabalhos que explorem um ou mais temas do programa de Matemática do ensino básico e secundário”.
Este tipo de iniciativa pretende também mostrar, de uma forma mais precisa, que a matemática está em toda a parte. Contudo, a docente da UBI, é a primeira a referir que “quando é dito este tipo de conceito aos alunos, particularmente de níveis de ensino não superior, eles têm alguma dificuldade em consubstanciar essa frase, encontrar exemplos práticos disso. É claro que quando em salas de aula se utilizam exemplos, como é o caso do cálculo de uma área, do volume de algum objecto, eles conseguem ver isso. Mas quando se diz que a matemática está em toda a parte queremos mostrar que, de facto, em tudo aquilo que nós vemos podemos traduzir alguma característica daquela coisa, daquele objecto que nos rodeia, da natureza, em termos matemáticos”. E para que isso seja possível, decidiram criar um concurso onde os alunos podem estudar as relações entre a matemática e a forma de produção na indústria têxtil. Esta base de trabalho, esperam os promotores, poderá dar origem a projectos “bastante dinâmicos e educativos”.
Os grupos inscritos para participar no concurso terão a possibilidade de realizar uma visita gratuita ao Museu de Lanifícios da UBI, ao Museu Educativo da Escola Secundária Campos Melo e ao Centro Interpretativo da Torre, com a principal finalidade de recolher motivos inspiradores para o trabalho a desenvolver ao longo do ano lectivo 2009/2010 com o apoio dos respectivos professores de Matemática.  Maria Eugénia Ferrão sublinha que “este é um desafio que nós lançamos aos alunos e professores, que os orientem e ajudem, a elaborar esses trabalhos, de modo a encontrar nos têxteis, a matemática que lá está”. Para tal, a Direcção Regional da Delegação Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática a Universidade da Beira Interior contam com o apoio do Museu de Lanifícios e também do Museu Educativo da Escola Campos Melo, “para que os alunos possam vir visitar estes espaços, de forma gratuita, às quartas-feiras, para aí encontrarem motivos inspiradores e identificarem tópicos que estejam a ser trabalhados em sala de aula e que possam ser identificados no âmbito do desenvolvimento do seu trabalho”.
A docente da UBI sublinha ainda que “para lançarmos esta iniciativa contámos com o apoio da Turistrela, que de uma forma complementar, colocou também à nossa disposição o Centro de Interpretação da Torre, para que os alunos que queiram visitar os museus aproveitem a deslocação, também, e terem uma visita guiada a esse centro.
Esta é uma oportunidade dos alunos ficarem a conhecer um pouco mais de matemática, da história da Covilhã e de Portugal e de outras áreas”.
Segundo a presidente da direcção regional da SPM, existem já alguns contactos, “por parte de professores que estão a pensar dinamizar esta actividade nas escolas. Gostaríamos muito que a criatividade fosse grande, que nós sabemos que existem nos jovens destas faixas etárias”, sublinha. As inscrições estão abertas até 31 de Outubro de 2009. O regulamento do concurso e informações adicionais estão disponíveis na página oficial do evento.


O Departamento de Matemática, em parceria com diversos organismos, promove este evento
O Departamento de Matemática, em parceria com diversos organismos, promove este evento


Data de publicação: 2009-10-13 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior