Voltar à Página da edicao n. 508 de 2009-10-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 508 de 2009-10-13   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O ciclo de palestra tem início no dia 16, no Pólo VI da UBI

Bioengenharia analisada de várias perspectivas

Durante o primeiro semestre lectivo deste ano, os responsáveis pelo curso de Bioengenharia vão promover várias palestras sobre esta área. A primeira iniciativa arranca já dia 16.

> Eduardo Alves

No âmbito do 1º ciclo de estudos do curso de Bioengenharia e da disciplina de “Introdução à Bioengenharia”, vai decorrer na Universidade da Beira Interior, durante o primeiro semestre do ano lectivo de 2009/2010, um ciclo de palestras / seminários subordinado às várias vertentes deste ramo da Engenharia.
Além dos alunos inscritos na disciplina de “Introdução à Bioengenharia”, estas palestras têm como público-alvo todos os alunos dos restantes primeiros e segundos ciclos da Universidade da Beira Interior, bem como estudantes do Ensino Secundário (11º e 12ºs anos) que mostrem interesse por esta área científica. As palestras terão uma frequência quinzenal, às sextas-feiras, e decorrerão no Anfiteatro 6.1, localizado no bloco 6 do Pólo I da Universidade da Beira Interior.
O próximo evento terá lugar dia 16, pelas 14 horas e será conduzido por João Mano, docente e investigador da Universidade do Minho. Este académico vem à Covilhã falar de “Nanobiomaterias em regeneração de tecidos”.
As nanociências e nanotecnologias constituem ferramentas que permitem novas abordagens no tratamento de diversas doenças. “O nosso grupo de investigação tem focado a sua actividade no desenvolvimento de novos conceitos, muitas vezes utilizando polímeros de origem natural, para a promoção da regeneração de tecidos e órgãos”, explica Mano. O processamento ou modificação superficial desses materiais à nanoescala oferece a possibilidade destes tipos de sistemas interagirem de uma forma muito particular com células e tecidos ou “permite uma utilização muito mais prática e eficaz de soluções terapêuticas (por exemplo, o uso de sistemas injectáveis). Nesta apresentação alguns exemplos serão mostrados neste contexto incluindo: nanopartículas obtidas a partir de polissacarídeos para libertação de factores de crescimento ou em engenharia celular; filmes nano-estruturados obtidos pelo método da deposição de multi-camadas em novos revestimentos e em estruturas porosas; nanopartículas inorgânicas bioactivas; superfícies inteligentes ou texturizadas no controlo da adesão celular e biomineralização”, acrescenta.


O ciclo de palestra tem início no dia 16, no Pólo VI da UBI
O ciclo de palestra tem início no dia 16, no Pólo VI da UBI


Data de publicação: 2009-10-13 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior