Voltar à Página da edicao n. 508 de 2009-10-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 508 de 2009-10-13   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

Últimas - Edição: 508 - 2009-10-13

Concurso de fotografia na Guarda

O concurso de fotografia António Correia 2009 irá decorrer na cidade da Guarda. As inscrições estão abertas até 16 de Novembro. Este ano o tema é "O Verde Urbano". O objectivo deste concurso é levar os concorrentes a centrarem-se sobre os espaços verdes e arborizados existentes dentro dos núcleos urbanos do distrito da Guarda. O prémio para o concorrente vencedor será de 500 euros.
[ 2009-10-19 19:03:23 - Ler mais ]

 

Comemorações do 139º aniversário da Covilhã

O centro comercial Serra Shopping, em parceria com José Manuel Fernandes, assiná-la o 139º aniversário da elevação da Covilhã a cidade. Em exposição, apresentam a partir de hoje, e até dia 25 de Outubro miniaturas dos monumentos mais simbólicos da Covilhã. O artista José Fernandes criou doze réplicas de vários edifícios da região, entre eles, a Central de Camionagem, o Hospital Pêro da Covilhã e as Capelas de São Martinho e do Calvário.
[ 2009-10-19 19:02:49 - Ler mais ]

 

Casqueiro 2009 em Idanha-a-Velha

O primeiro Festival de Pão, Bolos e Tradições, "Casqueiro 2009", vai realizar-se nos próximos dias 6,7,e 8 de Novembro, na aldeia histórica de Idanha-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova. Este evento é organizado pela Liga dos Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha, tendo como objectivo despertar memórias e reavivar tradições. No decorrer desta iniciativa, os visitantes podem acompanhar todo o processo de feitura do pão, o qual será cozido no forno comunitário da aldeia. Durante o festival haverá animação de rua, jogos tradicionais, música, bem como uma mostra de artesãos representando as aldeias do concelho, assim como uma apresentação de charcutaria e doçaria da região.
[ 2009-10-18 22:59:38 - Ler mais ]

 

Jornadas Raianas no Sabugal

Nos próximos dias 23 e 24 de Outubro, irá realizar-se no Sabugal, a quarta edição das Jornadas Raianas, cuja temática será este ano, Estelas e Estátuas-menir da Pré à Proto-historia. A organização das jornadas resulta da colaboração entre o Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e do Porto, Câmara Municipal do Sabugal e Sabugal+EM. Foram convidados alguns dos mais conceituados especialistas de Portugal e de Espanha, que asseguram deste modo umas jornadas de grande importancia científica.
[ 2009-10-18 22:58:02 - Ler mais ]

 

Seminário do Tortosendo celebra 60 anos

O Seminário do Verbo Divino, no Tortosendo, celebra amanhã, dia 18 de Outubro, o seu sexagésimo aniversário. Foi o primeiro Seminário desta Congregação a ser edificado no nosso país após a 2ª Guerra Mundial, em 1949. Ao longo da sua existência, recebeu mais de 1500 alunos. Ao longo destas seis décadas, apenas 15 dos seus seminaristas foram ordenados padres.
[ 2009-10-17 19:44:21 - Ler mais ]

 

Escola Secundária Frei Heitor Pinto premiada por Sociedade Portuguesa de Física

A Escola Secundária Frei Heitor Pinto recebeu o primeiro prémio do projecto Medea por um trabalho de investigação experimental que visa a medição de campos eléctricos e magnéticos por qualquer equipamento ou circuito eléctrico. No próximo dia 21 de Outubro, o trabalho será apresentado ao público no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, pelo aluno José Marques, porta-voz do grupo de trabalho constituído ainda por André Fernandes,Luís Geraldes, Ricardo Silva e Sérgio Garcia. O prémio será entregue no evento.
[ 2009-10-17 19:41:40 - Ler mais ]

 

Workshop marcação de aves

O Núcleo de Castelo Branco da Quercus realiza, nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro, um workshop de marcação de aves, a ter lugar na Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB). Este é um workshop que se destina a estudantes e profissionais dentro das áreas da Biologia e outras Ciências Ambientais, bem como a todos os interessados no tema. A acção que conta com o apoio da empresa Espanhola MAQUIA, tem inscrições limitadas e um custo de participação de 35 euros, que inclui documentação e certificado de participação. Mais informações acerca deste workshop podem ser consultadas no site www.quercus.pt.
[ 2009-10-17 10:49:37 - Ler mais ]

 

Monstro Mau apresenta “LiXO”

O Teatro Cine da Covilhã acolhe um concerto performance dos “Monstro Mau”. A banda oriunda de Braga conta também com um elemento que raízes na “cidade neve”. Budda vem com os seus companheiros, até à sua terra natal, apresentar este trabalho com traços musicais no funk. Música, audiovisual e performance dão vida a este álbum.
[ 2009-10-16 11:02:00 - Ler mais ]

 

Transporte gratuito para alunos da UBI

O Serra Shopping, em parceria com a Covibus, disponibilizam transporte público gratuito para os estudantes da Universidade da Beira Interior. O percurso é realizado entre a “Paragem Reitoria” (UBI) e o centro comercial Serra Shopping. Os estudantes têm autocarro disponível de segunda-feira a quinta-feira, durante a tarde na linha 11 Covibus, em ambos os sentidos. Os horários estão disponíveis nos sites www.serrashopping.com e www.covibus.com.
[ 2009-10-16 09:07:25 - Ler mais ]

 

Peddy-paper de solidariedade em Castelo Branco

No dia 24 de Outubro decorre, em Castelo Branco, um peddy-paper de solidariedade organizado pela Acção Voluntariado Social e pelo Núcleo Sportinguista da cidade. O objectivo é angariar a maior quantidade possível de alimentos para os mais necessitados. Para participar na prova basta constituir uma equipa de quatro elementos e contribuir com bens alimentares.Cada equipa terá de percorrer a cidade e realizar diversas provas, bem como responder a um questionário de cultura geral. A partida é pelas 14 horas junto ao tribunal de Castelo Branco.
[ 2009-10-16 09:06:45 - Ler mais ]

 

Dia Mundial da Alimentação

Sexta-feira, dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, a Biblioteca Municipal da Covilhã convida os alunos do 1º e 2º ciclos a participar na iniciativa "Vamos construir um corpo saudável", a decorrer pelas 10.30 horas com entrada livre. Uma iniciativa que inclui um debate sobre “Fast-food” versus “Slow-food” bem como uma actividade lúdico-didáctica, na qual os participantes podem desenhar o corpo humano em papel de cenário. O grande objectivo desta actividade passa por prevenir a obesidade e estimular as crianças para o consumo de alimentos saudáveis.
[ 2009-10-15 15:55:55 - Ler mais ]

 

6º Encontro Nacional de Tunos em Castelo Branco

O Instituto Politécnico de Castelo Branco vai receber no dia 16, 17 e 18 de Outubro o 6º Encontro Nacional de Tunos. No dia 16 vai ter lugar um jantar de recepção aos tunos na Escola Superior de Educação. Sábado, dia 17, decorre uma palestra sobre “A História da Tuna em Portugal – a verdade e o mito”. O último dia é marcado pela Sessão Plenária de Encerramento, com votação para a escolha para o próximo Encontro Nacional de Tunos.
[ 2009-10-15 15:54:15 - Ler mais ]

 

Covilhã recebe 1º passeio pedestre “Rota dos Lanifícios”

No próximo dia 20 de Outubro vai decorrer, pela primeira vez, o passeio pedestre na Covilhã, intitulado, “Rota dos Lanifícios”. A iniciativa tem como intuito relembrar o trajecto percorrido pelos trabalhadores de lanifícios, que se deslocavam de Cortes do Meio e Bouça para a Covilhã. Um dia marcado por várias actividades, que incluem um almoço convívio e jogos tradicionais.
[ 2009-10-15 15:53:35 - Ler mais ]

 

Banda da Covilhã em Concerto de Gala

O Teatro Cine da Covilhã será o palco do segundo concerto de gala "Cidade da Covilhã”. Organizado pela Banda da Covilhã, este espectáculo terá lugar segunda-feira, dia 19 de Outubro, pelas 21.30 horas. Numa noite que antecede as comemorações do 139º Aniversário da Elevação da Covilhã a cidade, a Associação Recreativa Musical Covilhanense dá assim continuidade a um projecto que teve início no ano passado. O concerto apresenta como tema “Espanha”, e conta com a direcção artística de José Eduardo Cavaco, bem como com a presença do maestro espanhol Rafa Agulló Albors. O custo da entrada no espectáculo terá o valor simbólico de um euro.
[ 2009-10-15 15:45:13 - Ler mais ]

 

LANÇAMENTO DO LIVRO "O PERSONAGEM NA OBRA DE JOSÉ MARMELO E SILVA"

O lançamento do livro de José Marmelo e Silva terá lugar no dia 15 de Outubro, pelas 16 horas, no Anfiteatro da Biblioteca. A apresentação do livro será feita por Cristina Vieira, docente da UBI. O lançamento contará também com a presença do reitor da UBI, João Queiroz, Arnaldo Saraiva, docente da Universidade do Porto, e do director do jornal do Fundão, Fernando Paulouro. A actuação musical das Adufeiras da Casa do Povo do Paul seguida do Porto de honra encerram o lançamento do livro deste autor.
[ 2009-10-14 14:24:19 - Ler mais ]

 

I CONGRESSO INTERNACIONAL PORTUGAL/ BRASIL: RELAÇÕES LINGUÍSTICAS E CULTURAIS

A Serra da Estrela será o palco do I Congresso Internacional Portugal/ Brasil: Relações Linguísticas e Internacionais, a decorrer de 14 a 16 de Outubro. O Congresso, organizado pelo Departamento de Letras da UBI, focará assuntos como o novo Acordo Ortográfico entre os dois países que têm em comum a Língua Portuguesa. Conferências, palestras e exposições estão a cargo de docentes de várias universidades de Portugal e também do Brasil.
[ 2009-10-14 14:23:11 - Ler mais ]

 

Cine’Eco Seia entre 17 e 24 de Outubro

O Festival Internacional de Cinema e Ambiente decorre pelo 15º ano consecutivo em Seia. Documentários, conferências, workshops, concertos e filmes preenchem uma semana de intensas actividades que começam no dia 17 e se prolongam até 24 de Outubro. Durante a manhã, as sessões de filmes são dedicadas às crianças. A partir das 15 horas exibe-se o documentário “Home”, de Yann Arthus-Bertrand, e na sessão das 18 horas e das 21h30 serão apresentados filmes comerciais da actualidade. As actividades decorrem no Centro de Interpretação da Serra da Estrela e no Cineteatro da Casa da Cultura, onde também serão homenageados alguns actores. A concurso vão estar 50 filmes que serão avaliados por individualidades nacionais e internacionais.
[ 2009-10-13 08:59:01 - Ler mais ]

 

Covilhã comemora o seu 139º aniversário

No próximo sábado, dia 17 de Outubro, têm início as comemorações do 139º Aniversário da Elevação da Covilhã a cidade. Das actividades que marcam estas comemorações destacam-se a I Conferência de Etnobotânica, promovida pela Confraria da Cereja e a distinção com diplomas para os melhores alunos do ano lectivo 2008/2009. No último dia de comemorações, 1 de Novembro, é animado pelo Grupo Recreativo Sarzedense.
[ 2009-10-13 08:51:44 - Ler mais ]

 

Recepção ao Caloiro já tem calendário

A Recepção ao Caloiro 2009 já tem datas definidas. A Covilhã vai estar em festa entre os dias 25 e 31 de Outubro. A festa já tem cartaz definido e irá decorrer no Pavilhão da ANIL. Os responsáveis pela associação académica divulgam o nome das bandas presentes na Recepção 2009, quinta-feira, dia 15, no Espaço Akademia.
[ 2009-10-13 00:05:00 - Ler mais ]

 

Imagine Cup Roadshow

Decorre hoje, 13 de Outubro, pelas 14 horas, no Anfiteatro 6.1. a apresentação do Imagine Cup Roadshow. Mais informações sobre este concurso mundial apoiado pela Microsoft podem ser consultadas no site: http://www.microsoft.com/portugal/imaginecup.
[ 2009-10-13 00:02:00 - Ler mais ]

 

Festival Contradança

Continua a ter lugar, no Teatro Cine da Covilhã, a performance artística promovida pela ASTA e pelo TeatrUBI. Dança e teatro são alguns dos espectáculos que podem ser vistos até 16 de Outubro, sempre às 21.45 horas.
[ 2009-10-13 00:01:10 - Ler mais ]

 

Sócrates convidado a presidir comissão de honra

Carlos Pinto anunciou, no seu discurso de reeleição para presidente da Câmara da Covilhã, a intenção de convidar o actual Primeiro-Ministro, José Sócrates, para presidir à Comissão de Honra das comemorações do centésimo quadragésimo aniversário da elevação da Covilhã a cidade.
[ 2009-10-13 00:01:00 - Ler mais ]

 

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior