Voltar à Página da edicao n. 510 de 2009-10-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 510 de 2009-10-27   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Os membros da direcção da SPM promovem agora uma obra que recorda a figura do ilustre covilhanense, José Vizinho

Sociedade Portuguesa de Matemática lembra obra de José Vizinho

Na época dos descobrimentos, não só Pêro da Covilhã brilhou pelos seus feitos. Esta cidade teve também como filho ilustre, cientista e matemático reputado, José Vizinho. É precisamente a obra e a intervenção deste académico, em vários domínios da ciência, que a Direcção Regional do Centro (DRC), da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), vai lembrar.

> Eduardo Alves

O nome já nada diz aos covilhanenses que habitam a “cidade neve”, em 2009, mas José Vizinho foi uma das mais ilustres figuras desta localidade, há seis séculos. Os contributos que este académico deu em diversas áreas do saber, como a Matemática, a Astronomia e também a Medicina vão agora ser lembrados por um conjunto significativo de estudiosos. Um trabalho que foi promovido e coordenado pela Direcção da DRC da SPM, e que vai dar origem a um livro sobre o mestre José Vizinho, assinalando simultaneamente o ano internacional da astronomia. Maria Eugénia Ferrão, docente no Departamento de Matemática da UBI e presidente da direcção da DRC da SPM começa por assinalar que uma das finalidades desta associação sem fins lucrativos passa por “promover o estudo e o desenvolvimento das ciências matemáticas e das suas aplicações”. Nas actividades que procuram levar a cabo está sempre presente uma natureza que atende a estes objectivos, que são, “não só a promoção da investigação e divulgação científica, mas também a melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática em todos os níveis de ensino”. A docente explica também que “o papel das delegações regionais é colaborar para o desenvolvimento destas actividades, mobilizando, tanto quanto possível, os associados da respectiva área geográfica”.
Depois de alguma pesquisa e da ideia ter surgido entre os membros da direcção, foram contactados especialistas em várias áreas para que fosse possível realizar uma publicação sobre a obra do mestre José Vizinho. Um livro que será editado pela SPM, em parceria com a Gradiva, e que falará, entre outros temas, “sobre a Matemática no tempo do mestre José Vizinho”. Eugénia Ferrão lembra que “o mestre era um covilhanense, do século XV, que pouca gente conhece, mas que era uma figura relevante em vários campos, nomeadamente, no da Astronomia, Matemática e Medicina.”. Dos trabalhos que vão agora ser apresentados em livro é possível garantir que José Vizinho “foi uma figura influente do conhecimento científico daquela altura e que em muito contribuiu para os avanços na navegação, que colocaram Portugal na história”. Com esta publicação, para além de dar a conhecer os trabalhos e contributos deste mestre, para a ciência, a SPM espera desvendar mais uma figura covilhanense, “de significativo relevo”, nos Descobrimentos Portugueses.
O comandante António Costa Canas, especialista na área dos Descobrimentos, foi o especialista convidado pela direcção da delegação regional “para fazer a revisão científica da obra.”. A este juntaram-se alguns estudiosos, académicos e investigadores da história da matemática e também da história portuguesa. Entre eles, Maria José Ferro Tavares, uma das maiores especialistas da história dos judeus em Portugal, que assina um capítulo sobre a vida do mestre, uma vez que este era judeu, e também sobre o contexto social e cultural vivido naquela época, da Covilhã e de todo o País. O livro conta também com trabalhos de Natália Bebiano, Nuno Crato, João Queiró, Jorge Nuno Silva, entre outros.
A publicação será apresentada no próximo dia 12 de Dezembro, dia de aniversário da SPM, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, no âmbito da Tarde de Matemática com o mesmo título do livro “A Matemática no Tempo do Mestre José Vizinho”.


Os membros da direcção da SPM promovem agora uma obra que recorda a figura do ilustre covilhanense, José Vizinho
Os membros da direcção da SPM promovem agora uma obra que recorda a figura do ilustre covilhanense, José Vizinho


Data de publicação: 2009-10-27 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior