Voltar à Página da edicao n. 511 de 2009-11-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 511 de 2009-11-03   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Este ano, o atraso no cortejo, marcou a Latada

Cortejo da Latada arrancou com grande atraso

Com uma demora que ultrapassou mais de três horas, o cortejo só ganhou forma cerca das seis da tarde, obrigando os cursos a fazerem o percurso num tempo quase recorde.

> Cátia Barbosa

Este ano, a Latada na Universidade da Beira Interior desfilou quase às escuras devido a alguns obstáculos inesperados. Medicina, que deveria encabeçar o cortejo, não compareceu no ponto de partida do desfile, situação que se repetiu com mais 16 cursos. Apenas Ciências do Desporto, Ciências Biomédicas, Optometria e Filosofia, chegaram um pouco antes da hora prevista para o início do cortejo.
Com apenas metade dos cursos no lugar habitual, Catarina Paixão e Ana Patrícia Tenreiro, ambas finalistas do Curso de Ciências Biomédicas, estavam eufóricas por ser o seu último ano. A redução do número de vagas no curso e o aumento do valor das propinas, foram o tema do curso, que ficou entre os dez primeiros lugares.
O curso de Ciências do Desporto, outros dos cumpridores do horário, acabou desclassificado porque antes das duas da tarde, já todos os caloiros revelavam sinais de excesso de  álcool. Carolina Silva, caloira de Desporto, natural de Vila Real, revelou grande dificuldade em articular respostas coerentes, dizendo apenas que o curso tinha como tema o Ciclismo.
Vanessa Martins, natural de Tortosendo e aluna de Filosofia, destacou que neste dia se "um ambiente de festa e apesar do número reduzido de caloiros que o curso tem, isto acaba por ser uma festa global, pois envolve todos os cursos, havendo uma enorme interacção”. Acrescentou ainda que “a relação entre os superiores e ao caloiros” começa agora a ganhar “contornos mais profundos”, sendo isto quase como que uma compensação por cinco semanas de praxe.
O curso de Engenharia Electromecânica, que deveria ter saído no 23º lugar, tinha como tema de Latada a comparação entre três gerações, caracterizadas por três carros: o do futuro, o clássico e, por último, o carro da idade da pedra. Mauro Pereira e Tobias Abrantes, caloiros de electromecânica, consideram que este dia era um dia diferente de todos os outros pois é o dia em que mostram "o trabalho de cinco semanas de praxe aos outros cursos”.
O curso de Optometria, que partiu na quinta posição, tinha como tema de Latada o Packman. Marisa Mendes, finalista de 22 anos, disse estar a passar um dia inesquecível: "quem passa por isto é que sabe”. Revelou ainda que sente muita tristeza em estar na recta final da sua vida académica e que a partir de agora acabou-se a festa, e é “estudar até mais não”.
Para Tiago Costa, de 22 anos, caloiro de segunda fase de Design de Moda, o “companheirismo é um ponto fulcral”. Este curso tinha como tema de latada "Paris, capital da moda".
Para além do atraso, a Latada ficou marcada por um outro facto: a AAUBI optou por esquecer o famoso vinho característico da Latada na Covilhã, Pedra do Urso, e ofereceu aos caloiros vinho da zona do Douro.


Este ano, o atraso no cortejo, marcou a Latada
Este ano, o atraso no cortejo, marcou a Latada


Data de publicação: 2009-11-03 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior