Voltar à Página da edicao n. 511 de 2009-11-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 511 de 2009-11-03   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Esta estrutura irá funcionaar no Hospital Pêro da Covilhã

Covilhã conta com núcleo da Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Movimento Vencer e Viver, que funciona no Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) vai inaugurar uma extensão da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

> Eduardo Alves

Foram as necessidades manifestadas por doentes e familiares que levaram os responsáveis do Movimento Vencer e Viver a encetar medidas para a abertura de um núcleo da liga Portuguesa Contra o Cancro.
A inauguração desta extensão, no Hospital Pêro da Covilhã, vai decorrer no próximo dia 5 de Novembro, numa cerimónia que terá lugar às 18.30 horas. Os responsáveis deste movimento, que presta apoio a doentes e familiares que lidam com os diferentes tumores sublinham que o cancro da mama é o tumor maligno com maior prevalência no mundo industrializado e o mais comum no sexo feminino.
O movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional do Centro, criou esta extensão de atendimento na Covilhã, que através de voluntariado, pretende fomentar o apoio emocional e social à mulher e colocar à sua disponibilidade uma gama alargada de materiais ortopédicos.
Esta extensão irá funcionar no Hospital Pêro da Covilhã, todas as quartas-feiras e sábados das 10 às 12.30 horas e terá o contacto telefónico número: 913340224. No âmbito da criação desta estrutura, o Movimento Vencer e Viver na Covilhã, realiza também uma palestra de apresentação e abertura oficial desta extensão local, no dia 5. Uma palestra que irá decorrer no auditório do Hospital Pêro da Covilhã e onde será ainda apresentada a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Movimento Vencer e Viver e a Unidade de Psico-Oncologia da LPCC-NRC, bem como alguns aspectos relativos ao cancro da mama e importância do seu rastreio.
Em Portugal, este tumor é também a forma de cancro mais frequente na mulher. Sendo a mama um órgão intimamente relacionado com a auto-estima e os papéis sociais da mulher, o diagnóstico de cancro da mama, bem como o seu tratamento, associam-se a um conjunto de medos e preocupações que podem afectar as várias áreas da vida da mulher e da sua família.


Esta estrutura irá funcionaar no Hospital Pêro da Covilhã
Esta estrutura irá funcionaar no Hospital Pêro da Covilhã


Data de publicação: 2009-11-03 00:03:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior