Voltar à Página da edicao n. 513 de 2009-11-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 513 de 2009-11-17   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

Bons Tempos na UBI

> João Canavilhas

O fim-de-semana anunciava-se chuvoso, mas o temporal não impediu que mais de uma centena de ex-alunos da UBI se juntasse na 1ª edição dos Bons Tempos na UBI. E, acreditem, valeu a pena. Vindos de todas as regiões de Portugal continental, e até das ilhas, os convivas juntaram-se para recordar os bons anos que passaram nesta instituição.

Não eram tantos como os inicialmente previstos, é verdade, mas criaram um espaço de convívio extraordinário, onde alunos que ingressaram em 1983 partilharam as suas vivências universitárias com outros que entraram apenas no século XXI, sem que parecesse existir nenhuma diferença entre eles. E não é caso para espanto. Afinal de contas partilham uma experiência impar: a passagem por uma instituição que ao longo da sua curta vida lutou contra muitas contrariedades até se transformar num bom exemplo do que é possível fazer longe dos grandes centros. A luta permanente contra todo o tipo de dificuldades, e um contínuo remar contra a maré, foram determinantes para enrijecer os laços que ligam os ex-alunos aos seus contemporâneos na universidade, mas também àqueles que antes por aqui passaram. Esta natureza ubiana é um sentimento que interiorizámos sem nos darmos conta, e que emerge nestes momentos de convívio.

Durante anos foram organizados jantares de curso e de grupos de amigos, mas faltava um convívio transversal que juntasse várias gerações de antigos alunos. A oportunidade surgiu com a emergência de um ponto de encontro virtual: as redes sociais. O espaço Bons Tempos no Facebook tem quase 800 fãs e, em apenas duas semanas, o blogue atingiu já 9 mil visualizações nos 63 posts publicados. São dezenas de fotografias que eternizam a história da instituição e nos ligam de forma indelével à instituição que nos acolheu nos melhores anos das nossas vidas.

Os que não puderam estar neste primeiro Encontro por dificuldades de agenda, e foram muitos, podem já anotar a data do próximo evento: 24 de Outubro de 2010.

> sao . teixeira . pereira @ gmail . com em 2009-11-17 09:30:39
Foi óptimo! Tudo farei para voltar no próximo ano e... no seguinte e, no seguinte, e no seguinte... :-) São Teixeira Pereira UBI nº 863


Data de publicação: 2009-11-17 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior