Voltar à Página da edicao n. 514 de 2009-11-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 514 de 2009-11-24   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Os trabalhos decorrem no Edifício das Engenharias

Construir as novas bases da Engenharia

A UBI vai ser palco de mais um momento de análise e discussão sobre o mundo da Engenharia. Durante três dias, vários especialistas, docentes, investigadores e alunos juntam-se a empresários e responsáveis do ramo para falarem sobre o estado actual desta área e as suas principais actividades futuras.

> Eduardo Alves

É precisamente no Edifício das Engenharias que pela quinta vez têm lugar as V Conferências de Engenharia da UBI. Um evento que este ano apresenta como temática geral a inovação e o desenvolvimento.
Entre os dias 25 a 27 de Novembro vai ser apresentado um vasto leque de palestras que passam em análise os principiais temas desta área. Desde as saídas profissionais dos alunos de Engenharia, passando pelas mais recentes investigações sobre materiais e as suas aplicações e terminando com a apresentação das necessidades e dos desafios das indústrias e empresas, existe de tudo um pouco no programa das jornadas.
Ao longo de três dias, docentes, alunos e investigadores vão ter a oportunidade de abordar um vasto leque de temas. A organização frisa isso mesmo quando diz que o objectivo principal deste evento passa por criar “um amplo fórum de discussão”. Para além deste espaço de troca de experiências sobre a Engenharia, as conferências pretendem também fomentar o contacto entre investigadores de diversas áreas de Engenharia mas também possibilitar a divulgação das suas actividades, de inovação e de desenvolvimento, junto dos vários sectores de actividade económica”.  
Durante as conferências, decorre também a nona edição do concurso “Pontes de Esparguete”. Uma iniciativa que tem por público-alvo os alunos das instituições de Ensino Superior e das escolas secundárias e o público em geral.
São várias as áreas científicas em análise neste encontro científico e vão desde a Hidrodinâmica; Ambiente; Arquitectura, Urbanismo e Planeamento; Biotecnologia; Construção; Electrotecnia e Electrónica; Energia; Ensino da Engenharia; Estruturas; Fenómenos de Transporte; até à Geotecnia; Gestão Industrial, Produção e Manutenção; Informática; Inovação Tecnológica e Desenvolvimento do Produto; Instrumentação, Automação e Controlo; Materiais; passando pelos Métodos Matemáticos em Engenharia; Mobilidade e Transporte; Óptica e Optoelectrónica; Química; Sistemas Espaciais e de Informação Geográfica; e terminando com as Telecomunicações e Redes.
A sessão de abertura está marcada para as 9 horas do dia 25 e terá lugar no Anfiteatro 8.1, do Edifício das Engenharias. Uma cerimónia onde estarão presentes João Queiroz, Reitor da Universidade da Beira Interior, Mário Freire, presidente da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, Victor Cavaleiro, presidente da Comissão Organizadora, Alzira Serrasqueiro, Governadora Civil do Distrito de Castelo Branco e Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã. Entre os intervenientes, destaque para as comunicações de Fernando Ferreira Santo, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, que falará sobre “Os desafios da Engenharia no Século XXI”, José Fernando Gomes Mendes, Vice-Reitor da Universidade do Minho, com uma comunicação intitulada “Cidades, Inovação e Competitividade”, Carlos Salema, Presidente do Instituto de Telecomunicações e do Conselho Geral da UBI, que apresentará um trabalho sobre “A Evolução das Telecomunicações: o papel da I&D e da inovação”, Fernando Carvalho Rodrigues, Consultor da NATO, que vem falar sobre “Inovação, uma medida” e Celestino Quaresma, Presidente do Conselho Directivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, que apresenta uma comunicação sobre “Engenharia em Portugal e na Europa”.


Os trabalhos decorrem no Edifício das Engenharias
Os trabalhos decorrem no Edifício das Engenharias


Data de publicação: 2009-11-24 00:05:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior