Voltar à Página da edicao n. 514 de 2009-11-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 514 de 2009-11-24   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Exposição temporária no Museu de Arte e Cultura

Morais do Convento revela espólio na Covilhã

Antigo relógio encontra-se em exposição até ao final do mês no Museu de Arte e Cultura

> Nilce Teixeira

Ilda Canaveira, familiar de Morais do Convento, desvendou um pouco mais do trabalho menos conhecido do artista. A escultura em madeira de castanho possuía no centro um relógio. A peça esculpida é revestida por uma película dourada e subdivide-se em duas partes. Concebida por Morais do Convento a escultura está patente ao público até ao dia 27 de Novembro no Museu de Arte e Cultura, na Covilhã.

O Museu de Arte e Cultura expôs no ano de 2008, cerca de 20 peças do artista, propriedade da Casa Pia, do Museu da Vista Alegre, da Associação Cava Juliana, e de Maria Odete Canaveira, familiar do artesão. Em exposição permanente encontra-se a imagem Coração de Maria e o quadro a óleo Ressurreição, peças assinadas por Morais do Convento.

O espaço cultural está instalado no edifício que albergou a sede do Banco Nacional Ultramarino na Covilhã. Situado na rua António Augusto de Aguiar, é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. O museu expõe obras da colecção reunidas pelo município da Covilhã e pela Associação Cava Juliana. As peças conseguidas por aquisições, doações e transferências estão expostas ao longo de cinco salas expositivas.

A colectânea é composta por mais de cem peças do património histórico arqueológico, do património religioso, da pintura religiosa, da arte civil e da arte contemporânea da cidade. O espólio patrimonial reforça os laços temporais e afectivos entre pessoas e lugares.


Exposição temporária no Museu de Arte e Cultura
Exposição temporária no Museu de Arte e Cultura


Data de publicação: 2009-11-24 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior