Voltar à Página da edicao n. 515 de 2009-12-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 515 de 2009-12-01   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

Banda da Covilhã a nu

A Pintura e a Música uniram-se no terceiro dia de festejos do aniversário da Banda da Covilhã

> Daniela Teixeira

No passado domingo, dia 29, foi inaugurada a exposição “Nu com Dó”, da autoria da designer Sandra Mêda. A exposição, patente  no Cine-Teatro da Covilhã, foi aberta às 15h, actuando uma hora depois a Banda da Covilhã.

A exposição, enquadrada na comemoração do 65º aniversário da Banda da Covilhã, aliou a fotografia ao retrato da música. Sandra Mêda explica que “Nu com Dó” pretende «mostrar o lado mais ténue da ligação músico, enquanto pessoa, e instrumento musical, enquanto objecto». Segundo a designer, o título da exposição «nasceu da necessidade de interpretar palavras, saudade e orgulho» onde o “Nu” «ajuda as pessoas a pensar nelas de uma maneira diferente, a desmascará-las» enquanto o “com Dó” «é a ligação com a música, a primeira nota musical de uma linguagem universal». É uma exposição que pretende «dar a conhecer o projecto Banda da Covilhã evidenciando a importância do trabalho desenvolvido a nível de formação musical, cultural e social», adianta. A união de Sandra Mêda com a Banda da Covilhã começou com este projecto, querendo mostrar «o amor pela cidade, apesar de estar fora há oito anos», acrescenta a também fotografa.

A Banda da Covilhã actuou e homenageou aquele que foi um dos fundadores da própria banda, Guilhermino Fazendeiro de Oliveira. José Eduardo Cavaco, presidente da direcção e director artístico e musical da Banda da Covilhã, quis dedicar o concerto do passado domingo ao falecido músico fundador da Associação Recreativa Musical Covilhanense, a agora Banda da Covilhã, desde 1 de Dezembro de 1944. Sobre a banda, José Eduardo Cavaco, docente da Universidade da Beira Interior, adianta que é uma fonte de «paz, harmonia e solidariedade” e que transmite «um espírito que consegue transformar as pessoas em melhores e mais humildes».

A Banda da Covilhã conta com cerca de 30 elementos, um número que varia consoante a colaboração dos alunos da EPABI (Escola Profissional de Artes da Beira Interior) da Covilhã, dos alunos da Universidade da Beira Interior e dos alunos da escola de música.

As comemorações dos 65 anos da Banda da Covilhã terminam dia 1 de Dezembro com a chegada da Banda de Pínzio, às 10h30, o içar da bandeira e saudação às autoridades. Meia hora realiza-se o almoço de aniversário às 13h para finalizar as comemorações.

> bandadacovilha @ gmail . com em 2009-12-03 20:14:58
Em nome da Banda da Covilhã. gostaríamos de agradecer o empenho e a presença dos jornalistas do URBI em todas as iniciativas das comemorações do 65 Aniversário. O nosso Obrigado. A Direcção



"Só", fotografia de Sandra Mêda


Data de publicação: 2009-12-01 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior