Voltar à Página da edicao n. 515 de 2009-12-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 515 de 2009-12-01   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

Estudante da UBI apresenta “Amanhã e para sempre”

Aluna do sexto ano de Medicina editou o seu terceiro livro.

> Paulo Rocha

No passado dia 25, a jovem escritora Rita Sampaio, natural de Valpaços, apresentou a sua mais recente obra literária, intitulada “Amanhã e para sempre”. A cerimónia decorreu no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, com a presença dos familiares, dos amigos mais próximos e do presidente de Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

“Quarteto Fantástico”, grupo de dança da cidade da Guarda, deu início ao acto solene com uma apresentação divertida e recheada de grandes êxitos. Seguiu-se “C'a tuna aos saltos”,  a tuna feminina de Medicina , com músicas como ”A Deolinda” e “A serenata à Covilhã”.

Miguel Castelo Branco, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, afirmou estar orgulhoso ppr esta apresentação se realizar na faculdade a que preside, atestando ainda que esta acção distinguia a Universidade como um espaço de cultura, de ciência, de investigação e, sobretudo, como um espaço humano”.

Já a representante das Edições Minerva Coimbra reconheceu que antes de conhecer Rita Sampaio a imaginava como “uma pessoa mais velha”, devido à qualidade da escrita. Salientou ainda que os prémios recebidos deixam a autora com uma missão de continuidade nesta área. Isabel Garcia salientou que o primeiro coordenador da editora a ler o livro o descreveu como um livro de “amor, afecto e preocupações reais” que, por ser tão fácil de ler, não deveria “ficar por publicar”. Para finalizar, a Isabel Garcia deixou um enorme agradecimento à autora por deixar a sua editora publicar o livro “Amanhã e para sempre”.

Orgulhosa de tal acontecimento estava Luíza Granadeiro, professora/investigadora da UBI que, na altura em que Rita Sampaio lhe pediu para apresentar o livro, apenas demorou “30 segundos a aceitar o convite”. A docente da UBI descreveu o livro como “um cocktail bem elaborado”, que “permite ao leitor visionar os cenários, tal é a forma suave como os descreve”. Já no fim da sua dissertação, Luíza Granadeiro refere que “as personagens se distanciam da autora e que apenas no fim é que a presença desta se volta a notar”.

A própria autora fechou a conferência, agradecendo a todos. Rita Sampaio afirmou que o livro poderia ser uma boa companhia para qualquer altura. Depois de já ter editado outros dois livros com relativo sucesso, a estudante do 6º ano de medicina acredita que o seu novo livro tem os “ingredientes” necessários para alcançar o sucesso. Salientou ainda que o livro foi escrito durante os seus 3º e 4º anos de faculdade e que não era baseado na sua vida nem era nenhuma das personagens do livro.

A sessão foi encerrada com a presença da Tuna Masculina de Faculdade de Medicina, a “Tuna-mos”. Um dos membros da tuna desejou as maiores felicidades à autora e revelou ter esperanças de que este livro “ajude a levar a sua faculdade a um patamar mais elevado”. A “Tuna-mos” brindou ainda Rita Sampaio com uma serenata intitulada “haja o que houver”, terminando a sua actuação com “lágrimas negras”.

 


Data de publicação: 2009-12-01 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior