Voltar à Página da edicao n. 516 de 2009-12-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 516 de 2009-12-08   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Susana Ribeiro, membro dos A Jigsaw 
Imagem de http://docs.google.com/View?id=dhcf7t9z_3hm95p7gj

Música alternativa anima a noite do Tortosendo

Foi num ambiente familiar, com as luzes da lareira e do palco, que o Salão Nobre do Unidos do Tortosendo acolheu os participantes do Rock Sessions 2009.

> Ricardo Fernandes

Os “A Jigsaw” foram os cabeças de cartaz da primeira noite de espectáculos do Tortosendo Rock Sessions 2009, realizado no último sábado, dia 5. O quarteto de Coimbra exibiu uma invulgar multi-instrumentalidade, surpreendendo o público com um som versátil influenciado pelos Blues e o Country. O pavilhão do Unidos Futebol Clube Tortosendo (UFCT) serviu de palco dos concertos.

Os covilhanenses “Cast” entretiveram a audiência na primeira parte do espectáculo. Destaca-se a versão rock de um clássico de Henry Mancini, a música da Pantera Cor-de-Rosa. Na segunda parte, o palco foi dos “A Jigsaw”, que durante cerca de uma hora exibiu parte do repertório dos seus dois álbuns, “Letters from the boatman” e “Like the Wolf”. O segundo concerto foi dado num tom mais íntimo, em interacção com a audiência.

Esta foi a sexta edição de um evento que “começou por ser uma brincadeira de um grupo de amigos que acabou por se tornar séria”, confessa um dos organizadores, Luís Costa. O principal objectivo dos concertos é dar a conhecer estilos alternativos de música, mas Costa revela que há também uma espécie de “bairrismo saudável que motiva a equipa a trazer novas gentes e culturas musicais ao Tortosendo”.

A direcção do UFCT e a Junta de Freguesia tortosendense são os principais patrocinadores e apoiantes do Rock Sessions, garantindo apoios logísticos e financeiros à organização. David Silva, tesoureiro da Junta, explica que “são apoiados todos os projectos que contribuam para o dinamismo da freguesia. O que se pretende é dinamizar o Tortosendo, para bem das pessoas de cá e para trazer gente de fora”.

Além da música, a leitura teve lugar de destaque no evento, através da realização de uma Feira do Livro, entre as 10 e as 23 horas, apoiada pelas livrarias Central e Sonypal. José Ribeiro, um dos livreiros, tem apreço por este tipo de iniciativas, que considera proveitosas para as pessoas. “Os livros estão muito caros e, por mais que o sistema educativo promova a leitura, há uma crise que dificulta o acesso a bens culturais”, lamenta. Responsável pela Livraria Central, Ribeiro adianta que a realização da feira no espaço do Rock Sessions permite levar livros por bons preços a um público predominantemente jovem. O livreiro reconhece o problema da iliteracia e da falta de hábitos de leitura em Portugal e vê nesta iniciativa uma forma de o combater.

André Santos, um dos espectadores, veio este ano para ver “A Jigsaw”, mas gostou também da banda de abertura. O jovem de 21 anos é fã de estilos alternativos de música e elogiou a organização do evento. “É bom que haja iniciativas destas no Tortosendo, já que nem sempre há na Covilhã, que devia tomar o Rock Sessions como exemplo”.

No próximo Sábado, dia 12, decorre a segunda e última sessão do festival, onde vão actuar “Ianasonic” e “Tree Valley”. O preço do bilhete é três euros e o espectáculo tem início por volta das 22 horas.


Susana Ribeiro, membro dos A Jigsaw 
Imagem de http://docs.google.com/View?id=dhcf7t9z_3hm95p7gj
Susana Ribeiro, membro dos A Jigsaw Imagem de http://docs.google.com/View?id=dhcf7t9z_3hm95p7gj


Data de publicação: 2009-12-08 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior