Voltar à Página da edicao n. 516 de 2009-12-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 516 de 2009-12-08   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Peter Mack durante a Conferência na FCS da Ubi

Doente virtual na Faculdade de Ciências da Saúde da Beira Interior

A Faculdade de Ciências da Saúde da UBI apresentou o “doente simulado virtual” aos profissionais de saúde numa sessão clínica com a presença do conceituado cirurgião de Singapura, Peter Mack.

> João Fonseca

Decorreu no passado dia 2 de Dezembro, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, uma sessão sobre “ Simulação Médica e Educação”. A sessão integrou-se no “Leonardo da Vinci”, um projecto financiado pela União Europeia com a duração de dois anos, que tem um orçamento global de cerca de 1 milhão de euros e conta com onze parceiros de oito países diferentes, sendo a FCS a única instituição portuguesa representada.

O principal objectivo deste projecto é a criação de um doente simulado virtual que possa interagir com os profissionais de saúde (actuais ou futuros). Este instrumento com capacidades de comunicação reflecte as especificidades linguísticas e culturais de cada país, o que faz com que o “doente” tenha características únicas, possibilitando o treino dos profissionais de saúde. A sessão teve como finalidade a partilha da experiência da Universidade de Singapura e como podem os outros países evoluir na área da simulação médica.

Apesar de a sessão ser aberta a toda a comunidade, os seus conteúdos estavam vocacionados para uma população especializada na área da Saúde. O orador convidado foi o conceituado cirurgião de Singapura, Peter Mack que apresentou diversos casos clínicos baseados em simulação de prováveis acidentes e nas respectivas formas de resolução. No final da sessão houve ainda tempo para a colocação de questões.


Peter Mack durante a Conferência na FCS da Ubi
Peter Mack durante a Conferência na FCS da Ubi


Data de publicação: 2009-12-08 00:10:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior