Voltar à Página da edicao n. 517 de 2009-12-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 517 de 2009-12-15   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A confraria conta com 23 novos membros

Confraria do Azeite “escreve” mais um capítulo

O Salão Nobre da Câmara da Covilhã foi palco para mais um grande capítulo na história da Confraria de Azeite da Cova da Beira. No passado sábado foram entronizados mais 24 confrades, entre eles, o líder do Partido Popular, Paulo Portas.

> Eduardo Alves

Promover a azeitona e os produtos que lhe estão associados é o principal objectivo dos 24 novos confrades do azeite da Cova da Beira. A confraria que tem a mesma designação promoveu mais um capítulo, o sexto da sua história, na cidade da Covilhã.
Entre os novos confrades, destaque para o líder do Partido Popular, Paulo Portas, que veio até à “cidade neve” receber a sua insígnia de confrade e garantir que esta é mais uma forma de “continuar o trabalho na defesa da agricultura”. Portas aproveitou a oportunidade para confessar uma certa “paixão” pelo azeite e pelos produtos que lhe estão associados. O líder do PP, que se diz “defensor intransigente” da agricultura, deixou também a promessa de discutir o estado desta actividade laboral na Assembleia da República, ainda durante esta semana.
Para além de Portas, também o presidente da Câmara da Covilhã, o social-democrata Carlos Pinto, foi promovido a confrade. O edil sublinha a importância deste tipo de instituição “na promoção de um tipo de produto tão característico desta região”. A partir de agora, o novo confrade promete também “alertar os que decidem, no que respeita à agricultura, para o estado deste sector”.
A Confraria do Azeite da Cova da Beira foi criada a 9 de Junho de 2004 e conta actualmente com 160 confrades. Um organismo criado “devido à importância económica, social e ecológica da cultura da oliveira” e que tem como objectivos “divulgar, promover e consolidar o azeite e a azeitona de mesa produzido na região”.


A confraria conta com 23 novos membros
A confraria conta com 23 novos membros


Data de publicação: 2009-12-15 00:05:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior