Voltar à Página da edicao n. 518 de 2009-12-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 518 de 2009-12-22   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

O encanto da música

As audições de Natal estiveram abertas a toda a comunidade e contaram com a presença de pais, avós e familiares dos alunos.

> Eulália Garcia

A Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã promoveu no dia 16 de Dezembro a Audição de Natal e a tradicional festa da escola. Esta iniciativa celebrou-se no antigo pavilhão da EPABI e contou com a apresentação dos alunos em várias classes de instrumento, com o ensamble de sopros, o coro e com a presença de José Eduardo Cavaco, director pedagógico da escola. O evento teve como principal objectivo revelar a importância da inserção das crianças e jovens no mundo da música.

A escola de Música da Banda da Covilhã tem vindo a crescer nos últimos anos e conta actualmente com cerca de 80 alunos, 15 professores, 11 classes de instrumentos, oito turmas de formação musical, coro, ensemble de flautas de bisel, ensemble de percussão, ensemble de sopros e orquestra juvenil, “O Pautinha”.

No início do evento, o director José Eduardo Cavaco afirmou que “tem que haver entendimento entre os instrumentos, os amigos e a família”. Fazem parte da Escola de Musica crianças e jovens mais ao menos entre os 8 e os 18 anos, e uma vez que muitos deles estão a dar os primeiros passos na música “é importante que recebam aplausos”, salientou. O projecto da Escola de Música tem por base o ensino da música, a integração na banda, a ocupação dos tempos livres, proceder a actividades de solidariedade, workshops, cursos, concertos, intercâmbios com outras escolas e acima de tudo descobrir talentos e estimular os mais novos para o mundo da música. Isto cria uma oportunidade excepcional e acima de tudo única de aprendizagem de uma linguagem universal, o que será uma mais-valia para o crescimento e amadurecimento dos jovens, reforçou José Eduardo Cavaco.

O espaço para a celebração da festa de natal foi cedido pela Câmara Municipal da Covilhã devido à falta de espaço nas salas de formação musical. José Cavaco não deixou de agradecer a gesto da Câmara e aproveitou a ocasião para deixar no ar o desafio de serem os pais dos alunos a organizar a próxima festa da Páscoa.






Data de publicação: 2009-12-22 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior