Voltar à Página da edicao n. 519 de 2009-12-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 519 de 2009-12-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
TMG vai ter três ciclos temáticos no início do ano

TMG já tem agenda para 2010

Tindersticks, Vinicio Capossela, Cukunft e DJ Scotch Egg são alguns dos destaques internacionais que compõem a agenda de espectáculos paras os primeiros três meses de 2010, no Teatro Municipal da Guarda.

> Eduardo Alves

“Esta é talvez a programação mais equilibrada desde Abril de 2005, estamos muito satisfeitos com estas escolhas” referiu Américo Rodrigues. O director artístico do Teatro Municipal da Guarda (TMG), em comunicado à Imprensa, apresenta alguns dos espectáculos que vão decorrer naquela estrutura, nos primeiros três meses de 2010.
Japão, Angola, Inglaterra, Dinamarca, Sahara Ocidental, França, Polónia, Rússia, Reino Unido e Itália são alguns dos países de origem dos artistas que se deslocam à Guarda. Mas o primeiro destaque do ano começa com os portugueses Maria João e Mário Laginha que apresentam “Chocolate” no dia 30 de Janeiro. Seguem-se os Tindersticks que vêm apresentar o seu novo disco, “Falling Down a Mountain” a 6 de Fevereiro.
Também neste início de ano, destaque para três ciclos de espectáculos. De 4 a 20 de Fevereiro regressam os Blues ao TMG com propostas inovadoras. O dinamarquês Tim Lothar, apelidado de guitarrista revelação dos Blues europeus abre a quarta edição do Inblues – Festival de Blues da Guarda no dia 4. Segue-se, no dia 11, o trio português Budda Power Blues. E no dia 12, vindo do deserto africano do Sahara Ocidental, os Blues de fusão de Amar Sundy. O Inblues termina no dia 20 com o furacão feminino vindo de Inglaterra: Dani Wilde.
De 10 a 13 de Março a Agência para a Promoção da Guarda organiza com o apoio do TMG o Ciclo de Cultura Judaica que contará no cartaz com conferências, cinema e música. Destacamos o concerto do grupo polaco de música klezmer Cukunft, no dia 13. Trata-se de um exclusivo TMG e uma estreia em Portugal desta banda que traz no seu reportório música judaica.
Na música destaque ainda para uma outra estreia em Portugal com exclusivo TMG, a actuação de um DJ cuja paixão são os gameboys e que faz música em tempo real manipulando quatro destes jogos electrónicos e uma mesa de mistura. Vem do Japão chama- se DJ Scotch Egg e actua no TMG a 23 de Janeiro.
A nova agenda conta ainda com o Ciclo Manuel António Pina que decorrerá entre 16 e 22 de Janeiro com exposições, poesia, um seminário e teatro. «O teatro e os escritores, os escritores e o teatro» é outro dos “sentidos” desta nova programação. Manuel António Pina, Fernando Pessoa e Vergílio Ferreira são os autores dos textos que inspiram peças de teatro que o TMG apresenta este trimestre. De Manuel António Pina, “O escaravelho contador” da Companhia de Teatro de Braga (dia 16 de Janeiro) e “A história do sábio na sua biblioteca” pela Pé de Vento (dia 20 de Janeiro); de Fernando Pessoa “O Banqueiro Anarquista” do encenador João Garcia Miguel (dia 5 de Fevereiro); e de Vergílio Ferreira “A Neve” pelo Teatro das Beiras, uma compilação de cinco contos do autor, numa encenação de José Carretas (26 de Fevereiro).


TMG vai ter três ciclos temáticos no início do ano
TMG vai ter três ciclos temáticos no início do ano


Data de publicação: 2009-12-29 00:03:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior