Voltar à Página da edicao n. 519 de 2009-12-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 519 de 2009-12-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

MIRANDA DO DOURO: Natal transmontano

A cidade de Miranda do Douro não esquece as tradições, principalmente num época tão importante como o Natal.

> Patrícia Pinto

Em Miranda do Douro vive-se intensamente o Natal. Nesta cidade do Nordeste Transmontano, as iluminações de Natal enchem as ruas fazendo esquecer o frio que se sente nesta altura do ano.
Terra onde as tradições ainda imperam, na noite de consoada a Sé Catedral enche para a habitual Missa do Galo na . Além da Missa, há também a tradicional fogueira do Galo onde os Mirandeses se aquecem naquela enorme "lareira" e esquecem o frio tão habitual nesta zona do país. A Fogueira do Galo faz parte de umas das tradições mais antigas, sendo preparada ao pormenor pelos jovens de Miranda. Na madrugada do dia 24, todos os rapazes solteiros vão para os montes à procura de lenha que é depois levada em típicos carros de bois. Depois dos carros carregados de lenha, é hora do farnel pois não podem perder as forças uma vez que são eles que puxam os carros até ao Adro da Sé Catedral. A passagem destes rapazes pelo centro da cidade faz parar os mirandeses e os turistas. Acompanhados de gaiteiros, que animam ainda mais a passagem destes "lenhadores", percorrem as ruas animando tudo e todos. Quando chegam ao fim da sua viagem, é hora de juntar a lenha toda para depois arder a fogueira na noite de consoada. Nesta tradição só os rapazes mirandeses podem participar.
Depois deste ritual tão apreciado por todos, as famílias de Miranda do Douro juntam-se nas suas casas para celebrar mais uma ceia de Consoada onde não falta o típico bacalhau, polvo e os doces como as rabanadas e o arroz doce.
Os Mirandeses e quem os visita vivem assim esta noite iluminada onde o frio tão característico nesta altura do ano é apenas um pormenor.

 






Data de publicação: 2009-12-29 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior