Voltar à Página da edicao n. 520 de 2010-01-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 520 de 2010-01-05   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Um novo programa de mobilidade estudantil vai passar também pela UBI

Almeida Garrett é novo programa de mobilidade

Cinco alunos da Universidade da Beira Interior vão este ano participar no projecto-piloto de mobilidade nacional de alunos do Ensino Superior. O programa denominado “Almeida Garrett” permite agora que alunos de quatro universidades frequentem semestres lectivos em diferentes instituições.

> Eduardo Alves

Promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional das instituições de Ensino Superior é o primeiro objectivo do mais recente programa de mobilidade estudantil. “Almeida Garrett” arranca este ano na Universidade da Beira Interior, que se associou "às universidades de Évora, Aveiro e Coimbra", explica Sofia Lemos, do Gabinete de Programas, e que permite agora a cinco alunos da instituição covilhanense a frequência de um semestre lectivo num curso disponibilizado pelas outras três academias.
A este programa de mobilidade interna podem candidatar-se os alunos do primeiro ciclo de estudos que tenham, pelo menos, 60 créditos ECTS.
Um projecto que tem assegurado o reconhecimento da frequência de aulas e actividades e abrange também os estágios, trabalhos de fim de curso ou projectos finais de curso. Este programa pretende também incentivar a cooperação entre instituições e o reconhecimento académico de estudos nas diferentes instituições.
Os alunos interessados podem apresentar a sua candidatura até ao próximo dia 8 de Janeiro no Gabinete de Programas e Relações Internacionais onde preenchem um formulário com a respectiva candidatura. Segundo Sofia Lemos, técnica deste gabinete, “os alunos têm de analisar os cursos para onde se candidatam e depois irá decorrer uma selecção e será definido um plano de estudos para os alunos seleccionados”. Para todos os que participem neste programa, que permite conhecer a realidade das diferentes instituições de ensino em Portugal, está assegurado um certificado de presença, no final do programa, mediante a apresentação de um relatório final, por parte dos alunos.
Ao contrário do que acontece com o Programa Erasmus, “o Almeida Garrett não oferece bolsa ou financiamento para as deslocações”, acrescenta Sofia Lemos. Segundo o regulamento deste programa, os alunos continuam a pagar as propinas nas suas universidades de origem, custeando a sua deslocação para a academia que queiram frequentar durante um semestre.
Para já, esta é uma iniciativa que funciona a título experimental. Fomentada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), pretende também contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida, para o reforço da realização  pessoal, da coesão social, da cidadania  activa e da cidadania nacional. Promover a criatividade, a competitividade e a empregabilidade são também pressupostos do programa Almeida Garrett que no próximo ano poderá já abranger um maior número de alunos e também de instituições de Ensino Superior.


Um novo programa de mobilidade estudantil vai passar também pela UBI
Um novo programa de mobilidade estudantil vai passar também pela UBI


Data de publicação: 2010-01-05 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior