Voltar à Página da edicao n. 520 de 2010-01-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 520 de 2010-01-05   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A utilização de um software numa investigação da UBI é agora um exemplo dado a docentes de todo o mundo

Trabalho de docentes no Mathematica

Um trabalho desenvolvido por dois docentes da UBI foi seleccionado por uma das mais importantes empresas de produção de software com aplicações no ensino das Ciências Exactas.

> Eduardo Alves

Paulo Moniz e João Marto, docentes do Departamento de Física da Universidade da Beira Interior, desenvolveram um trabalho de pesquisa que está agora a ser utilizado no programa informático Mathematica.
Uma investigação que contou com a participação de Claus Kiefer, docente da Universidade de Colónia, na Alemanha e autor do livro Quantum Gravity, da Oxford University Press. O trabalho, “procura determinar qual ou quais serão os sinais detectáveis de um buraco negro em evaporação numa fase para além da radiação normal”, explica Paulo Moniz. O docente garante que este tipo de detecção astronómica “é muito difícil”, mas também, bastante importante. Até porque, trata-se “de verificar se uma estrela na fase final de colapso poder se observada e que sinal ou sinais enviará para que se possa observar e assinalar esse estado”.
A investigação foi publicada na revista “Annalen der Physik”, a célebre revista científica onde Albert Einstein publicou alguns dos seus importantes trabalhos. Daí foi então “reconhecido e seleccionado pela Wolfram”, explica o docente de Física da UBI. Esta empresa é a responsável pelo conhecido sofware computacional “Mathematica”. Um programa informático destinado sobretudo às Engenharias e às Ciências Exactas. Este programa permite, entre outras funcionalidades, criar sistemas de álgebra computacioanl. Uma ferramenta que os investigadores utilizaram e que agora “serve de exemplo para as pessoas que trabalham com este software”.


A utilização de um software numa investigação da UBI é agora um exemplo dado a docentes de todo o mundo
A utilização de um software numa investigação da UBI é agora um exemplo dado a docentes de todo o mundo


Data de publicação: 2010-01-05 00:57:03
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior