Conferências Quar...
Home Região
Conferências Quaresmais

Márcia Soares em quarta, 22 de mar?o de 2017

A primeira de três sessões começou esta quarta-feira com o título "O Fenómeno de Fátima: Uma reflexão sociológica". A conferência de Donizete Rodrigues teve lugar no anfiteatro da Biblioteca Central da UBI pelas 21h00, com a organização do Centro de Pastoral Universitário da Covilhã.

Conferência Quaresmal
Conferência Quaresmal

Estamos em 2017, ano em que se celebra o centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima. A comemoração remete a 1917, quando três pastores - os irmãos Francisco, Jacinta e a prima Lúcia - afirmaram terem visto "... uma senhora mais branca que o Sol". Por este motivo, as aparições de Nossa Senhora são o tema geral deste ciclo de três conferências.

O tema foi apresentado por Donizete Rodrigues, professor do Departamento de Sociologia da UBI. Focou-se particularmente no fenómeno das peregrinações, descrevendo-as "como uma relação particular com o sagrado, um percurso religioso espiritual individual, uma manifestação de fé do foro íntimo". Durante a peregrinação motivada pela devoção, realça aspectos como a "solidariedade do grupo", e a "dor partilhada". Testemunha própria do que é ser peregrino, afirma "haver um antes e um depois desta caminhada".

Uma ouvinte da palestra, corroborou as palavras do professor por já ter vivido a experiência, acrescentando a emoção que se sente no recinto, nomeadamnente na subida até ao Santuário, e definindo a chegada como o "êxtase" de todo o percuso.

Donizete Rodrigues considera haver uma distinção entre o espaço público e o espaço privado. O espaço privado definido como a auto-gestão da religiosidade acontece no nosso intimo (em casa), ao invês do outro que é denominado pela Igreja Católica e tem por exemplo o Santuário como o seu espaço.

O padre Rios, proveniente de Santa Maria da Feira e outrora orador destas conferências, veio propositadamente até à Covilhã "com as intenções da Igreja" para estar presente nessa noite. Tendo vivido em vários países e acumulado outras várias experiências, agradeceu a "presença forte de espiritualidade" que lhe foi transmitida durante a conferência.

No entanto, levantou algumas questões pertinentes que se prendem com “o outro lado das peregrinações”. A face do negócio, os beneficios materiais e económicos que outros lucram destas caminhadas religiosas. Exemplo disso, e assunto de debate, a vinda do Papa Francisco a Fátima, no próximo dia 13 de Maio. A sua vinda começou logo a gerar um grande aparato à volta da cidade, ao ponto de esgotarem os primeiros quartos nos hoteis. A partir daí, e até hoje, uma noite já pode custar 1500 euros nas cidades à volta.

A conferência quaresmal terminou com a partilha de histórias entre orador e ouvintes. Na próxima quarta feira, no mesmo local e à mesma hora, o Padre Paulo Figueiró, reitor do Seminário Maior da Guarda, irá debruçar-se sobre o tema "Na vocação da Virgem Mãe, o reflexo de toda a vocação". Já no dia 29 de março, D.Manuel Felício, Bispo da Diocese da Guarda, fala sobre "No Centenário das Aparições: a actualidade da mensagem de Fátima".

GeoUrbi
GeoUrbi: Conferências Quaresmais