Estudante da UBI v...
Home UBI
Estudante da UBI vence concurso internacional de Design

Rafael Mangana em quarta, 19 de abril de 2017

O trabalho de Daniela Guedes, aluna do segundo ano de Design Multimédia da UBI, foi o escolhido - de entre 459 de todo o mundo - para vencer o Navigator Dreams - Global Talent Design Contest.

Daniela Guedes é aluna do segundo ano da Licenciatura de Design Multimédia da UBI
Daniela Guedes é aluna do segundo ano da Licenciatura de Design Multimédia da UBI

A estudante de Design Multimédia da UBI, Daniela Guedes, venceu o concurso internacional Navigator Dreams - Global Talent Design Contest, organizado pela empresa de papel Navigator. O desafio passava por criar o layout gráfico da capa da resma Navigator Students.

Inspirado nas ondas do mar da Figueira da Foz, cidade que viu nascer Daniela, o trabalho foi o melhor de entre 459 propostas recebidas pela organização, provenientes de 57 países dos cinco continentes.

"A Navigator pedia um design que retratasse os estudantes, juventude e imaginação. Sendo eu estudante, achei que não seria má ideia pôr um pouco de mim no meu design", explica a aluna. "Então inspirei-me nas ondas do mar da minha cidade, Figueira da Foz, relacionando esse elemento com o que a Navigator pedia e cheguei ao meu conceito final, que é a imaginação do estudante e como esta se manifesta em ondas".

"Normalmente, para me ajudar quando estou a trabalhar eu gosto de ter algum som por trás. Naquele dia por sorte pus uma playlist de sons de chuva, foi quando comecei a ver para além do básico, quando pensei no mar, e tive como que uma explosão de ideias em que tudo começou a fluir com muita facilidade", lembra Daniela. "Foi só passar para o papel tudo e mais alguma coisa, pois o meu design ilustra uma explosão de ideias em si", sublinha.

"Apesar do concurso ter sido anunciado em janeiro, por falta de atenção não vi, e só tive conhecimento quando faltava apenas uma semana para acabar o prazo. Foi-me mandado o link do concurso por uma amiga e fui praticamente 'obrigada' a participar", confidencia a aluna da Faculdade de Artes e Letras da UBI. Daí que não estivesse "nada à espera de ganhar, visto que nem tive tempo de experimentar com outras possíveis ideias, e sabia que provavelmente iriam participar designers com mais experiência que eu".

Depois de alcançada a inesperada vitória no concurso, Daniela Guedes revela que o resultado alcançado lhe dá mais "ânimo para acabar o curso e começar a trabalhar em outros projetos".

Quanto ao curso, revela ter sido importante neste processo. "Sempre desenhei, mas foi sempre sem saber por completo o que estava a fazer. Agora que estou no segundo ano do meu curso já estou mais apta a desafios maiores como este. Esta área lida com vários aspetos, o uso de cor, a hierarquia dos elementos numa imagem ou a aplicação do conceito na ideia final de maneira original. Todos esses conhecimentos foram cruciais para o que eu fiz neste concurso", garante.

O anúncio do primeiro lugar de Daniela Guedes foi feito pela empresa no dia 10 de abril. A estudante da UBI ficou à frente dos concorrentes do Paquistão e da Bósnia, respetivamente, segundo e terceiros classificados.

Além de equipamento informático, a estudante da UBI tem oportunidade de ver o seu trabalho exposto em todo o mundo através embalagem da resma de papel Navigator Student.

GeoUrbi
GeoUrbi: Estudante da UBI vence concurso internacional de Design