Requalificação d...
Home Região
Requalificação do Teatro Municipal da Covilhã prevista para este ano

Urbi em quarta, 19 de abril de 2017

O presidente da Câmara da Covilhã anunciou, na última reunião privada do executivo, que até final deste mês de abril vai ser apresentada a candidatura a fundos comunitários para a requalificação do Teatro Municipal da Covilhã. Durante a sessão, Vítor Pereira apresentou o projeto de requalificação aos vereadores da autarquia covilhanense.

O Teatro Municipal da Covilhã tem-se vindo a degradar nos últimos anos, com alguns agentes culturais da cidade a reclamarem obras no edifício
O Teatro Municipal da Covilhã tem-se vindo a degradar nos últimos anos, com alguns agentes culturais da cidade a reclamarem obras no edifício

"Contamos candidatar a obra a fundos comunitários nos últimos dias deste mês e estamos a envidar esforços para que as obras possam ter início logo após o verão mas sem me comprometer com nenhuma data em concreto porque há variáveis que não dependem do município", sublinhou Vítor Pereira, durante a última reunião privada do executivo.

Mantendo a traça do edifício, o projeto passa por convertê-lo num centro de dinamização cultural de todo o centro da cidade. "Queremos que este edifício seja uma verdadeira casa cultural e não uma mera sala de espetáculos. Pretendemos que esteja permanentemente em atividade, com uma direção competente, para que ele tenha sempre vida e, por contágio, dará por certo vida ao centro da cidade. A nossa filosofia é potenciar todo o espaço, uma vez que não é um edifício criado de raiz mas onde procurámos manter a sua traça e a sua história e simultaneamente torna-lo mais apto para as funções que queremos que ele desempenhe", referiu o autarca.

A bancada do movimento "Acreditar Covilhã" sublinhou a satisfação pelo avançar do projeto: "Hoje finalmente tivemos acesso a uma explicação muito clarividente sobre o que vai ser feito e por isso não percebemos a resistência do PS e do PSD em ocultarem este projeto. Trata-se de um trabalho desenvolvido por um especialista a nível nacional e não temos nenhuma reserva a fazer. A única reserva prende-se com o financiamento para a obra e nós esperamos que ele seja conseguido e depois bem empregue dentro daquilo que nos foi apresentado", defendeu Nuno Reis.

GeoUrbi
GeoUrbi: Requalificação do Teatro Municipal da Covilhã prevista para este ano