Profissionais de e...
Home Região
Profissionais de estabelecimentos prisionais em formação na UBI

Urbi em quarta, 19 de abril de 2017

O grupo integrou elementos de Portugal, Roménia e Turquia e esteve na Covilhã numa das sessões de treino do Projeto ECOPRIS, liderado pela UBI.

Participaram na ação cerca de meia centena de profissionais
Participaram na ação cerca de meia centena de profissionais

Meia centena de profissionais de estabelecimentos prisionais de Portugal, Roménia e Turquia estiveram na Universidade da Beira Interior (UBI), numa das sessões de treino do projeto ECOPRIS - Ecological Economics in Prison Work Administration.

Trata-se de um projeto liderado pela UBI, através do BSAFELAB – Law Enforcement, Justice and Public Safety Research and Technology Transfer Laboratory que, desde 2014, desenvolve curso para funcionários prisionais dos setores administrativo, educativo, segurança e saúde.

Ao longo da semana, entre os dias e 3 e 8 de abril, os participantes do curso receberam formação relacionada com os propósitos do ECOPRIS, que pretende criar condições para melhorar a integração dos detidos, através de iniciativas a desenvolver no âmbito dos procedimentos das próprias prisões. Além do curso, o grupo ficou a conhecer a região da Covilhã e as instalações da UBI.

No consórcio do projeto estão organismos estatais ligados à gestão das prisões (como a Direção-Geral dos Serviços Prisionais portuguesa e as congéneres dos outros dois países), empresas e instituições de Ensino Superior que, juntas, estão a desenvolver cursos de formação para ampliar as competências dos profissionais, ao nível da inovação na gestão, empreendedorismo, comunicação, novas tecnologias e trabalho em equipa.

O ECOPRIS termina em agosto deste ano e está a funcionar desde 1 de setembro de 2014. Teve aprovação do Erasmus+ Programme, que financiou o projeto com um montante de 342 mil euros.

GeoUrbi
GeoUrbi: Profissionais de estabelecimentos prisionais em formação na UBI