Sarau cultural de ...
Home UBI
Sarau cultural de Cabo Verde traz ambiente exótico à Covilhã

João Alves Correia em quarta, 19 de abril de 2017

Alunos cabo-verdianos da UBI organizaram uma noite repleta de atividades típicas do país e aberta ao público em geral.

Alunos levantam-se para cantar o hino nacional de Cabo Verde (foto de João Alves Correia)
Alunos levantam-se para cantar o hino nacional de Cabo Verde (foto de João Alves Correia)

Cabo Verde, parte importante da Portugalidade, foi homenageado no sábado, dia 8 de abril, pelas 21 horas, com uma apresentação cultural por parte dos alunos cabo-verdianos da UBI no Auditório das Sessões Solenes. A iniciativa teve como intuito celebrar e dar a conhecer os costumes e cultura desse país em solo luso.

O evento teve início com um poema dedicado a Cabo Verde e ao africanismo, seguido pela entoação quase em uníssono do Canto da Liberdade, hino nacional do país. Em seguida, e porque África e música são sinónimos, Jaissa interpretou diversos temas à guitarra, revisitando, entre outros, Tito Paris e Caetano Veloso. A reaçao geral do público foi acompanhar a estudante a capella.

Alguns dos momentos altos da noite foram os grupos de danças tradicionais que, entre atuações, fizeram o público nativo sentir-se mais próximo de casa - Funana, Mazulca e Coladera foram representados pelos alunos dos diversos cursos da UBI.

Entre esses momentos musicais, houve tempo para uma peça de teatro amador satírico - a história centrou-se na emigração dos cabo verdianos para Portugal e posteriormente para a Covilhã, assim como nas diferenças entre ambos os países, principalmente no âmbito dos aspetos culturais e climatéricos.

A lista de atividades foi concluída por dois desfiles de moda a cargo das estilistas Mirte da Graça e Hernestina, tendo o evento sido encerrado cerca das 23h30. A festa teve continuação no Ex-Libris, espaço noturno da Covilhã, no qual a noite foi dedicada aos sons de África.

 

GeoUrbi
GeoUrbi: Sarau cultural de Cabo Verde traz ambiente exótico à Covilhã