Finalistas abenço...
Home UBI
Finalistas abençoados

Rafael Mangana em quarta, 24 de maio de 2017

Cerca de 800 finalistas da UBI benzeram as suas pastas no sábado, 20 de maio. A tradição que assinala o fim do ciclo de estudos para muitos estudantes do Ensino Superior encheu com as cores dos 29 cursos da UBI as instalações do Complexo Desportivo da Covilhã.

Cerca de 800 finalistas de 29 cursos da UBI encheram de cor o recinto do Complexo Desportivo da Covilhã
Cerca de 800 finalistas de 29 cursos da UBI encheram de cor o recinto do Complexo Desportivo da Covilhã

"Foi muito especial termos connosco a nossa família, vermos finalmente que passados cinco anos valeu a pena o estudo, por vezes o desespero e as alegrias".

Catarina Ramos entrou na UBI há cinco anos para o curso de Ciências Farmacêuticas. Cinco anos depois, está prestes a concluir os estudos e a abraçar o mercado de trabalho. Antes, não podia faltar à tradicional Bênção das Pastas, que decorreu no Complexo Desportivo da Covilhã no passado dia 20 de maio. Juntamente com Catarina, cerca de 800 finalistas benzeram as pastas, numa cerimónia carregada de simbolismo, um dia de balanço de um percurso académico e, por isso mesmo, um dia de lágrimas e sorrisos à mistura. A aluna de Ciências Farmacêuticas garante que “o espírito de finalista já vem desde a ultima latada e hoje foi o culminar do percurso académico”.

Quanto ao balanço dos cinco anos de estudo, "é muito positivo, porque sinto que fui crescendo a nível profissional, enquanto estudante, mas também a nível pessoal. Fiz várias amizades. Antes de entrarmos na Universidade deixamos uma família, quando saímos deixamos outra. Vou ter muitas saudades", confidencia. Até porque, considera, "se calhar uma boa parte dos alunos que entram na UBI não entra na sua primeira opção, mas depois com a praxe e com todo o espírito que aqui se vive e numa cidade pequena como a Covilhã, formamos logo uma família e as pessoas acabam por querer sempre ficar".

Para além dos amigos que ganhou, Catarina destaca o nascimento do gosto pelo associativismo. Pertence ao núcleo de estudantes de Ciências Farmacêuticas – UBI Pharma -, "que contribuiu para que me desafiasse a nível pessoal em vários projetos", explica. O próximo é um evento europeu – o EPSA Summer University -, a decorrer na UBI de 23 a 29 de julho, que irá reunir cerca de 200 estudantes de Ciências Farmacêuticas de toda a Europa. Catarina destaca o crescimento do curso e da Faculdade de Ciências da Saúde, não tendo dúvidas em afirmar que no começo da sua caminhada na UBI "organizar um evento desta dimensão era impossível".

"Sentimos um grande orgulho em receber este encontro e por aqui podemos perceber que os alunos que venham para a Covilhã não podem sentir que vêm para uma cidade que os limita, antes pelo contrário. Temos muito apoio, somos muito dinâmicos. Somos estudantes muito proactivos e se tentarmos, não é por estarmos numa cidade do interior do país que não vamos conseguir trazer o centro da Europa para cá", garante.

Dulce Ramos é mãe de Catarina. No final da cerimónia, confessa-se cansada, mas garante que "foi muito bom". "Senti muito orgulho na minha filha, valeu tudo a pena". A mãe da finalista de Ciências Farmacêuticas confessa ter assistido à Bênção pela primeira vez, apesar de ter conhecimento da alteração recente do local. "Sei que antes se realizava em Santo António, mas no Complexo Desportivo há mais espaço e todos os familiares podem ver a cerimónia", considera.

Este ano a autarquia disponibilizou um palco mais reduzido para a realização da cerimónia relativamente ao ano anterior, mas a tradição cumpriu-se: celebrou-se a tradicional missa comemorativa do final do ciclo de estudos e as pastas foram benzidas.

"A longa marcha que agora se inicia pode ser mais árdua para uns do que para outros, mas cada um deve fazer o melhor uso das competências que aqui adquiriu e das suas próprias capacidades para pôr os conhecimentos ao serviço da sociedade", sublinhou o reitor da UBI. António Fidalgo expressou votos de que "o saber adquirido durante o vosso percurso académico seja o alicerce sólido de um futuro profissional pleno de sucesso". 

À tarde, no anfiteatro das Sessões Solenes da UBI, foram distribuídos os diplomas e certificados de mérito aos melhores alunos do ano letivo de 2015/2016.

 

GeoUrbi
GeoUrbi: Finalistas abençoados